*Por: Dora Carraro

A utilização de publicidade em banners pode captar de relance a atenção do usuário através de uma mistura estratégica de imagens e texto.

No mundo atual, as imagens desempenham um papel de grande importância na captura da atenção do público, sendo elas capazes de sintetizar ideias ou mesmo transmitir mensagens complexas, em termos de informação, ao olhar humano. É por esta razão que, no contexto da publicidade, os anúncios de banner precisam encontrar um equilíbrio entre chamar a atenção do usuário e garantir que ele não interrompa sua visibilidade, pois é nisso que está concentrada a essência dos mecanismos de busca: a melhor experiência do usuário.

Um anúncio em banner é um anúncio gráfico visual que é, na maioria das vezes, retangular, preenchendo a lateral ou topo do site; também aparece ao longo do rodapé, mas isso dependerá, sobretudo, do modelo de construção deste site. O principal objetivo do anúncio é captar de relance a atenção do usuário através de uma mistura estratégica de imagens e texto. Tipicamente, os banners publicitários têm um texto mínimo e uma fotografia apelativa que informa imediatamente o objetivo do anúncio.

A publicidade em banners vem se tornando popular principalmente em versões mobile, no celular, porque os anúncios em banner são simples de fazer, fáceis de implementar e eficientes para gerar conhecimento da marca, bem como impressões para anunciantes. 

Não há tamanho certo ou errado para um anúncio de banner, mas há muitos tamanhos que podem ser considerados. Alguns dos tamanhos mais populares de banners para site da web são 300×250, 336×280, 728×90, 160×600, 120×600, e 300×600. Já para os dispositivos móveis, em que a boa experiência do usuário vem tomando incomparável espaço nos mecanismos de buscas, os anúncios de banner contam com as faixas de 320×50, 320×320, 250×250, e 320×100.

Para analisar os elementos que tornam um anúncio eficaz, vários testes são executados costumeiramente. Alguns pontos foram elencados como vitais para que seu site execute os anúncios de banner com sucesso:

Simplifique

É tentador implantar todas as cores que se está usando em outro lugar, mas é recomendável evitá-las. Na maioria das vezes, usando-se apenas o logotipo, o título e alguma cópia do aplicativo é possível criar rapidamente um banner simples com uma frase de chamariz muito mais forte.

Use dados informativos

Se o seu aplicativo é centrado na entrega de um serviço, os banners oferecem uma maneira simples de divulgar seus sucessos. Dados bem concatenados, visualmente limpos e categorizados fazem enorme diferença para uma publicidade efetiva.

Escolha imagens de alta qualidade

As imagens são essenciais para que se obtenha um bom desempenho dos anúncios. Para alcançar os melhores resultados, evite imagens desfocadas, de cabeça para baixo, pouco claras, que incluam uma borda, ou excessivamente filtradas. Com o progresso da tecnologia, em forma de processamento e memória, os usuários também se tornam mais exigentes para consumirem um conteúdo em imagem cada vez mais sofisticado.

*Dora Carraro: Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Fundação Santo André, é executiva da Área de Marketing Digital há 10 anos. Possui mais de 25 anos de experiência com relacionamento com clientes entre vendas, pós vendas, gestão de pessoas e planejamento estratégico em grandes empresas, como Banco Itaú. Atualmente é diretora de Mídias da Agência e-nova, especializada em marketing online, com a responsabilidade de liderar a estratégia da empresa e desenvolver novos negócios.

Sobre a e-nova

Fundada há 13 anos e com escritórios na Granja Viana e São Bernardo do Campo – SP, a agência e-nova atua com soluções completas em Comunicação Digital e Marketing Online, voltadas para o posicionamento estratégico de marcas no ambiente virtual. A empresa conta com um time de profissionais das áreas da Comunicação e do Digital para atender organizações de vários segmentos.

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