Uma empresa de consultoria geralmente começa com um profissional de conheci­mento notável em determinada área e de muita iniciativa que parte para o mundo empreendedorismo.

No mercado, existem empresas gigantes com muito respaldo e excelentes consulto­rias, empresas pequenas, mas com uma qualidade e contribuição surpreendente e microempresas, que ainda precisam desenvolver um pouco mais para gerar impac­tos relevantes em seus clientes.

Porém, todas elas passam por um mesmo dilema: como escalar suas vendas? Prin­cipalmente pela natureza de serviços da atividade de consultoria, os dilemas são similares.

Como escalar vendas em sua empresa de consultoria?

  1. Custo de Aquisição de Cliente muito alto

Geralmente você gasta horas na prospecção e captação de clientes e, a não ser que você seja uma grande empresa que dispende de alguns milhões de reais em publici­dade para fortalecer a credibilidade de sua marca, quem tem que construir relacio­namentos e conquistar credibilidade e confiança de potenciais clientes é você! Horas captando clientes são menos horas executando o trabalho. E você é extremamente atarefado entre captação e execução, se verá no problema de limitação de horas.

2. Mais Receita = Mais Horas de Trabalho

A indústria de Serviços geralmente tem a mesma estrutura de precificação por horas trabalhadas e por demanda. Seja a profissão a de bombeiro hidráulico ou médico. E para faturar mais, o caminho é alocar mais homem-hora. Ou você trabalha até o es­gotamento ou contrata pessoas para trabalhar com você. E então você é conduzido ao segundo problema.

3. Sua equipe precisa ser tão boa quanto você

Vamos dizer que você está no limite de consumo de suas horas, você agora terá que contratar pessoas para te ajudar, mas em um ponto, você precisará contratar con­sultores para aumentar as horas de execução, e não se engane: colocar estagiários nesta posição vai fazer sua empresa andar para trás, minando sua credibilidade. Você precisará de consultores bons, o que será difícil porque em algum momento eles mesmos desejarão criar suas próprias consultorias.

4.   Crescimento Linear X Crescimento Exponencial

Crescer exponencialmente é o desejo de todo negócio, e o ponto central deste artigo. É nisto que vamos trabalhar. Significa crescer o número de clientes dobrando a cada etapa: 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256 etc… e em poucos passos você vê o negócio explodindo de crescer.

Recomendo o livro Bold, de Peter Diamondis se desejar aprofundar sobre a perspec­tiva do crescimento exponencial.

Mas o crescimento de uma consultoria é geralmente Linear. Tem-se que contratar mais homens-hora para crescer o faturamento. Mais trabalho, mais pessoas, mais risco por conta da sazonalidade.

5) Sazonalidade

Seja por conta do mercado, seja por conta do empenho de captação de clientes ou até por um erro de estratégia de captação que é natural no empreendedorismo. Mas você deve estar atento, porque uma estrutura errada para enfrentar a sazonalidade pode quebrar o seu negócio. O fato de a empresa dar um único tiro e esperar que aquilo dê todo o resultado que precisa pode ser um grande problema, pois uma vez entregue o serviço, não há muita continuidade exceto para casos de contrato, que falaremos sobre isto.

Os desafios são gigantes, mas não se desanime!

Todos os negócios têm seus desafios. O meu objetivo aqui é compartilhar ideias que possam contribuir com o crescimento de sua empresa  de consultoria. Vamos lá:

  • Pense na ideia de ser um fornecedor constante da empresa oferecendo um engaja­mento contínuo de atender a uma empresa. Seu trabalho, por exemplo, pode ser de treinamento ou de recrutamento e seleção, que seriam contratações ou demandas pontuais. Mas você pode oferecer um contrato de longo prazo para formar ou assumir esta conta na empresa, principalmente se ela sempre terá este problema para ser resolvido.
  • Pense em trabalhar em Associação, assim como escritórios de advocacia de pequeno a grande porte, é uma boa ideia trabalhar com associados. Assim você pode montar um time multidisciplinar otimi­zando captação de clientes entre o grupo, manter a independência e o espírito em­preendedor de cada consultor, compartilhar recursos de infraestrutura e reduzir custos trabalhistas o que fará uma grande diferença em momentos de quedas sa­zonais de captação.
  • Muitas coisas estão mudando, e muito rápido. A maior empresa de hotelaria do mundo não possui nenhum hotel. O Airbnb é uma plataforma que integra hospedes com pessoas físicas que querem fazer dinheiro com um quarto vazio em suas casas. A maior empresa de transporte do mundo não possui nenhum carro: o Uber é aval­iado em bilhões de dólares e é uma empresa de tecnologia. Whatsapp aca­bou com o mercado de SMS e Netflix ameaça as companhias de TV a cabo com uma estrutura de custo muito menor e uma capacidade de atender bilhões de pessoas. Em breve os bancos se transformarão em empresas de TI e isto já está acontecen­do. Mercados serão pulverizados, disputas acontecerão, mas o benefício coletivo irá prevalecer. Você precisa se renovar e estar atento à inovação.

Escalar as vendas é mudar o modelo de seu crescimento de forma que aumentar ilimitadamente os benefícios de seu serviço não implique em aumento na mesma proporção dos custos desta entrega.

Isto invariavelmente passa por plataformas que te permitam um de dois caminhos:

Up Sell: vender mais do seu serviço de forma digital, por exemplo criando cursos EAD, Vídeos, e-Books para seu público vendendo como material complementar de formação e transferência do know-how de sua consultoria.

Cross Sell: vender produtos de tecnologia relacionado aos seus serviços ou até cri­ando novos serviços em cima destas plataformas de forma a circular suas atividades em cima de uma plataforma tecnológica.

Portanto há boas alternativas. Você é um vence­dor de estar até aqui e se leu este artigo até o final, é porque busca conhecimento e busca se reciclar para empreender. Isto é um excelente sinal de que você encontrará formas de se rein­ventar quando necessário e crescer sempre.

Esperamos que este material tenha gerado al­guns insights interessantes e me coloco a sua disposição para contribuir mais com sua empresa.

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