Projeto do governo do Estado foi inaugurado nesta sexta-feira (5) em parceria com a prefeitura e oferecerá oficinas culinárias para pessoas cadastradas no CadÚnico
Nesta sexta-feira (5), a Prefeitura de Atibaia, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, inaugurou o projeto Cozinhalimento. A iniciativa das secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Social do Estado vai promover oficinas culinárias com o propósito de reaproveitar os alimentos, além de incentivar a geração de renda. A inauguração contou com a presença da Mônica Nogueira, e dos coordenadores do projeto Ezequiel Bessani e Elaine Zangueri, além do prefeito Emil Ono, da vereadora Ana Paula Borghi e secretários municipais, que marcaram o início da ação.
Reaproveitamento e sabor
O Projeto Cozinhalimento será executado no Núcleo de Inclusão Produtiva (NIP) da Prefeitura, no bairro Cerejeiras, e tem como principal objetivo promover o reaproveitamento de alimentos e capacitar os participantes na arte da culinária, transformando ingredientes simples em refeições nutritivas e saborosas. Além disso, busca-se incentivar a multiplicação desses conhecimentos, como evidenciado pela iniciativa “Pessoas que Inspiram”, que já está envolvida no projeto e oferecerá uma oficina no dia 9 de abril.
O prefeito Emil Ono salientou a relevância de um projeto como este para o município. “Não é justo que algumas pessoas passem dificuldade e que, ao terem acesso ao alimento, não seja um alimento de qualidade. Além de promover uma alimentação de qualidade, o nosso projeto vem para capacitar, fomentar o empreendedorismo e aumentar a geração de renda. Quem fizer os cursos ministrados aqui estará bem inserido no mercado de trabalho”, afirmou o chefe do Executivo.
Oficina criativa: pães doces e salgados
O projeto Cozinhalimento complementará as ações do NIP, que já tem programada a oficina de pão recheado, tanto doce quanto salgado, uma oportunidade para os participantes colocarem em prática o que aprenderam, demonstrando suas habilidades culinárias e criatividade na cozinha. Para participar, basta realizar a inscrição pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeUyEr0Xo8LDfWNgREjIdUuwwC7HgDmlLIUnp-l0ZV91F2zQA/viewform. É importante ressaltar que a inscrição para a oficina não garante a vaga de imediato, sendo a seleção realizada de acordo com os critérios estabelecidos pelo Núcleo de Inclusão Produtiva.
Os critérios para participação na oficina são: idade mínima de 16 anos; preferencialmente estar inscrito no Cadastro Único ou possuir baixa renda; e residir em Atibaia. Serão disponibilizadas dez vagas para a oficina, que vai acontecer no dia 9 de abril, a partir das 8h30, no Núcleo de Inclusão Produtiva, localizado na Rua Gonçalves Dias, nº 265, Jardim Cerejeiras.
Como ministrar um curso no projeto?
Para aqueles interessados em contribuir ministrando uma oficina futura, basta procurar o Núcleo de Inclusão Produtiva e demonstrar interesse em participar da iniciativa. Desde sua inauguração, em dezembro de 2021, mais de mil pessoas já foram capacitadas.
O Projeto Cozinhalimento representa mais um passo significativo das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) e da Agricultura da Prefeitura em promover a inclusão social e a capacitação de indivíduos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.