Não é de hoje que a cidade de Atibaia tem fortalecido o segmento de Turismo de Negócios e Eventos.
Vamos aqui descrever um pouco deste universo cada vez mais potente, consolidado e pouco conhecido.
Quero aqui relembrar a chegada de grandes redes hoteleiras, isso trouxe ao cenário municipal imensa possibilidade e gigantesca variedade de eventos. São congressos, assembleias, lançamentos de produtos, confraternizações, treinamentos de vendas, marketing, esportes e tantos outros tipos de grupos, seja ele religioso, empresarial, consultorias ou mentorias, a verdade é que o protagonismo da cidade é forte e constante.
O Visite Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau, participa de grande eventos e feiras, ligadas ao setor e também a diversas áreas (Recursos Humanos, Marketing, Treinamento e Desenvolvimento) sempre promovendo e apresentando os recursos aqui existentes, nossos mantenedores e os benefícios aqui direcionados.
A entidade este ano completa 20° anos de existência aqui na cidade de Atibaia, pois trata-se de uma instituição internacional existente em vários países e praticamente em todos os estados brasileiros.
Durante todos estes anos colaboramos com este desenvolvimento turístico e pudemos ver nitidamente como nossa região avançou neste segmento, com certeza há muito caminho a percorrer e inúmeras possibilidades presentes e no futuro próximo que podemos alcançar.
O empresário que acreditar e investir no aprimoramento do atendimento ao cliente (turista), inovar e tornar a sustentabilidade como protagonista do seu negócio, tem um grande futuro pela frente.
O cenário pós pandemia ainda não alcançou o patamar pré-covid, ainda existe pequena diferença, mas com certeza em breve será superada, pois as expectativas para este ano é positiva e vem se concretizando com o passar dos meses.
Para o destino receber uma grande convenção por exemplo, são necessários alguns requisitos que só os destinos consolidados possuem:
• Localização estratégica, próximo a aeroportos e boas rodovias
• Infraestrutura hospitalar particular
• Bons índices de segurança pública
• Ações de sustentabilidade na cidade e nos prestadores de serviços
• Cadeia de fornecedores de qualidade (a pesar de muita empresa trazer staff, sempre é contratado fornecedor local
• E claro rede hoteleira que atenda seus participantes
Alguns outros fatores são aditivos na competição entre os destinos:
1. Centro histórico preservado
2. Centro comercial ativo – Turismo de Compras
3. Pavilhão para Feiras e Eventos
4. Rotas Turísticas definidas
5. Turismo Gastronômico consolidado
6. Pontos turísticos em atividade
7. Atrativos naturais
Estes são alguns diferencias que contam para a definição da cidade, existem outros dependendo da região do país que a cidade se localizada.
A competição entre os destinos é intensa, normal, saudável e ocorre diariamente.
Exemplo: o Congresso de Médicos que é realizado na cidade XXX este ano no próximo é feito na cidade YYY, e é assim com muitos eventos, o bacana disso é que sempre temos condições de atender e participar da concorrência.
Outro exemplo bem significativo é quando o hotel fideliza a empresa a ponto de todos os eventos do ano serem realizados no mesmo local, isso também é uma realidade e funciona na medida que todas as expectativas daquela empresa e seus colaboradores sejam atendidas e superadas de forma positiva.
Gosto de ressaltar a diversidade de eventos existentes, não importa a quantidade ou o seu tipo, o destino, o hotel, o fornecedor tem que oferecer o melhor.
Estes momentos transformam a vida do participante, através do aprendizado, da experiência, do sentimento, do conhecimento, fazer parte disso é muito encantador, aí está a importância do Bem Receber do turismo.
Parabéns Atibaia por ser TOP DESTINO DE NEGÓCIOS E EVENTOS.
Poder público e empresariado são facilitadores do sucesso de qualquer cidade, vale lembrar que essa união se faz cada vez mais importante, e através dela que as políticas públicas se desenvolvem e transformam a vida de milhares de pessoas.
Bóra turistar!
Pós-graduada em Habilidades Gerenciais, com formação em Marketing e pós-graduada em ESG (Environmental, Social and Governance) e Habilidades Gerenciais, possui vasta experiência na área de Turismo. Atualmente é gestora Executiva e Relacionamento do Atibaia e Região Convention e Visitors Bureau. Empresária e consultora, participante do Conselho de Turismo, Conselho Estatual do Monumento Natural da Pedra Grande e Conselho do Parque Grota Funda. Defensora do cooperativismo e associativismo, sempre conectada aos principais temas relacionados ao Turismo, onde atua há 23 anos.