Filmes de até 45 segundos também podem ser inscritos gratuitamente até 19 de maio no festival, que acontecerá em junho, na Praça da Matriz
O Festival Brasileiro de Nanometragem, iniciativa direcionada a filmes com duração máxima de 45 segundos, volta a acontecer em Atibaia, realizando, em parceria com a Prefeitura, uma série de oficinas gratuitas nos bairros Jardim Imperial, Caetetuba, Portão e Alvinópolis, entre os dias 16 e 24 de maio. A inscrição de filmes no festival, que será realizado em junho na Praça da Matriz, também é gratuita, e o prazo foi prorrogado até 19 de maio.
Datas das oficinas
Jardim Imperial – 15 vagas
Dias 16 e 17 de maio, às 19h
Escola Estadual Prof. Fulvia Maria Aparecida Cancherini Fazzio
R. Tóquio, s/n
Caetetuba – 15 vagas
Dias 16 (às 19h30) e 18 de maio (às 16h)
Complexo Santa Clara
Av. Prof. Flávio Pires de Camargo, nº 1200
Portão – 15 vagas
Dias 21 e 22 de maio, às 18h
Circo Teatro do Sabonete
Rua Antônio da Cunha Leite, nº 1771
Alvinópolis – 15 vagas
Dias 23 e 24 de maio, às 18h
Centro Comunitário Alvinópolis Armando Petrucci
Praça Alvise Abramo, s/n
Como se inscrever?
Para se inscrever é necessário encaminhar nome completo e bairro em que pretende fazer a oficina para o e-mail: festivaldenanometragem2024@gmail.com . O prazo é de até um dia antes da realização da oficina pretendida e as vagas serão preenchidas conforme a ordem de chegada dos e-mails recebidos.
Além das oficinas, o festival ainda promoverá o projeto “Cine Fusca”, com mostras especiais em locais públicos para exibir os filmes produzidos nas aulas práticas nos bairros.
“Como se fazer um Nanometragem”
O formato de nanometragem facilita a participação de produtores iniciantes e amadores, que podem fazer seus vídeos sem a necessidade do uso de equipamentos profissionais, o que possibilita aos criadores destacar-se pela sua capacidade criativa na execução do filme.
Inscrições para o Festival Brasileiro de Nanometragem
Abrangendo diversas categorias do audiovisual, como documentário, ficção, animação, videoclipes, videopoema e outros filmes experimentais, o festival ainda está com inscrições abertas, com mais informações no regulamento disponível no site do evento: www.festivaldenanometragem.com.br .
A exibição dos filmes e a cerimônia de premiação acontecerão no dia 8 de junho, na Praça da Matriz. Os filmes selecionados receberão o símbolo “Golden Laurel” e serão apresentados no 29º Festival Internacional de Contis, na França.
Realização
Uma importante iniciativa de fomento ao setor audiovisual da região, o 11º Festival Brasileiro de Nanometragem é realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura pela Associação Incubadora de Artistas, com apoio da Prefeitura de Atibaia e do Conselho Municipal de Políticas Culturais (COMPOCAT).