Cidade alcança resultado expressivo com a nota 7.3 – resultado que posiciona a cidade com a maior nota no Estado de São Paulo e a quarta maior no país
Atibaia conquistou uma notável classificação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), alcançando a nota 7.3 em escolas municipais. Este resultado posiciona a cidade com a maior nota no Estado de São Paulo e a quarta maior no país entre cidades com mais de 100 mil habitantes. A conquista reflete o esforço contínuo da cidade em promover a inovação e a qualidade no ensino. O principal investimento na área foi a valorização dos profissionais de Educação.
Expansão do Ensino Integral
A expansão do ensino integral tem sido outra prioridade. Em 2020, a rede municipal contava com seis escolas de Ensino Fundamental em período integral. Este número dobrou para 12 em 2024. O status de Atibaia como cidade referência em Educação, inclusive, levou o município a apresentar, após convite do MEC, sua experiência na área durante o Ciclo de Seminários do “Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral”, evento realizado em Diadema/SP, em outubro do ano passado.
Atualmente, a rede de ensino municipal de Atibaia atende aproximadamente 16 mil alunos, com 41 escolas oferecendo ensino em tempo integral, 14 com jornada ampliada e 8 com jornada parcial.
Iniciativas de incentivo à leitura
Esses resultados são, em parte, atribuídos às iniciativas de incentivo à leitura promovidas pela prefeitura. Entre essas iniciativas estão o Encontro e o Reencontro Anual dos Pequenos Leitores, a Avaliação de Fluência Leitora, e a distribuição de livros para todos os estudantes como forma de incentivar a prática da leitura. A complementação e ampliação frequentes do acervo literário das unidades escolares, bem como a incorporação de materiais, jogos pedagógicos e inovação tecnológica a serviço da aprendizagem, são fundamentais para os resultados positivos alcançados.
Top 10 em alfabetização
Atibaia também se destacou entre os dez melhores indicadores de alfabetização no Estado de São Paulo. Essa classificação foi anunciada em fevereiro pelo Governo Estadual durante o lançamento do Programa Alfabetiza Juntos SP. A avaliação analisou o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, destacando Atibaia entre as mais de 500 cidades paulistas participantes do levantamento em 2023.
Reformas e melhorias em infraestrutura
Desde 2021, a prefeitura tem investido em reformas e ampliações nas escolas municipais, incluindo coberturas em quadras poliesportivas e ampliações em diversas unidades. Entre as intervenções recentes estão a revitalização da EM Educador Paulo Freire, a cobertura da quadra da EM André Franco Montoro, e a reforma da EM Catarina Maria dos Reis, entre outras. Além da entrega do Centro Integrado de Educação Municipal (CIEM) 3, no Caetetuba.
Investimentos Inovadores em Tecnologia
Outro importante destaque é o programa EduConecte Atibaia, iniciado em abril de 2022. Com a implementação deste programa, o governo municipal disponibilizou cerca de 10 mil tablets e uma plataforma digital com conteúdos para alunos do 1º ao 5º ano e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da rede pública municipal. Além disso, durante a pandemia de Covid-19, a Prefeitura adquiriu e distribuiu 800 notebooks aos educadores da rede municipal e está progressivamente instalando laboratórios de informática nas escolas.
Com esses investimentos e a contínua dedicação ao aprimoramento da educação, Atibaia estabelece um padrão elevado para a qualidade educacional em municípios de grande porte, refletido em seu desempenho no IDEB.