Análise Serasa Experian revela crescimento de 12,3% na criação de novos negócios, com destaque para o setor de alimentação e potencial para impulsionar a demanda por serviços de transporte de cargas.
O ano de 2024 marcou um período de efervescência no cenário empresarial brasileiro, com a abertura recorde de 4,3 milhões de novos negócios, conforme aponta o mais recente Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. Esse volume expressivo representa um aumento de 12,3% em relação ao ano anterior, evidenciando um dinamismo crescente no ambiente empreendedor nacional.
A análise setorial revela que o setor de “Serviços” liderou essa onda de criação de empresas, representando 73,6% do total, seguido pelo “Comércio” (19,2%) e pela “Indústria” (6,0%). Dentro do setor de serviços, o segmento de “Serviços de Alimentação” despontou como o principal motor, respondendo por 6,5% de todos os novos negócios registrados. A economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, atribui esse fenômeno à crescente demanda por comida pronta, à popularização dos aplicativos de entrega e aos custos iniciais relativamente baixos para iniciar um negócio nesse ramo, além do ambiente propício à inovação no país.
Para o setor de transporte rodoviário de cargas, especialmente para empresas, empresários e corporações que atuam com caminhões, esse cenário de empreendedorismo aquecido sinaliza um potencial aumento na demanda por seus serviços. O expressivo número de novas empresas, especialmente nos setores de serviços e comércio, tende a gerar um fluxo maior de mercadorias e insumos a serem transportados em âmbito regional e nacional.

A liderança de estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro na abertura de novos negócios concentra inicialmente essa demanda em importantes centros econômicos, mas a tendência de crescimento em todas as Unidades Federativas aponta para uma expansão das oportunidades de transporte em todo o território nacional.

A predominância da formalização como Microempreendedores Individuais (MEIs) e Sociedades Limitadas entre os novos negócios também pode indicar uma maior necessidade de soluções de transporte flexíveis e adaptadas às demandas de empresas em diferentes estágios de desenvolvimento. Portanto, o panorama empreendedor recorde de 2024 se apresenta como um indicativo positivo para o setor de transporte de cargas, com a expectativa de um aumento gradual na movimentação de bens e, consequentemente, na demanda por serviços de caminhões.

Em suma, o vigoroso crescimento do empreendedorismo brasileiro em 2024, impulsionado principalmente pelo dinâmico setor de serviços e com uma concentração inicial nos principais polos econômicos, configura um cenário promissor para o desenvolvimento socioeconômico regional. Para o setor de transporte rodoviário de cargas, essa expansão da atividade empresarial representa uma janela de oportunidades para o crescimento e a diversificação de seus serviços, exigindo uma análise estratégica das novas rotas, tipos de cargas e necessidades logísticas que emergirão com a consolidação desses novos negócios em todo o território nacional, impulsionando, assim, a economia como um todo.