Da Redação: Elaine Lina. Foto: Prefeitura de São Sebastião.

Até o dia 25 deste mês será possível doar itens escassos e muito necessários para a população afetada, como repelentes, fraldas de tamanho menor e itens de higiene para bebês em dois pontos de arrecadação em Atibaia

A ação é uma iniciativa conjunta do JVN com instituições parceiras, como Sest Senat Atibaia, Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau, Clube Recreativo Atibaiano, MaterDei e Grupo Olhar Feminino, que uniram forças para ajudar um grupo de voluntários que tem se empenhado incansavelmente desde a catástrofe para chegar nos locais mais afetados e atender a população afetada.

O fotógrafo Aleko Stergiou é morador de São Sebastião e com a trajédia começou a ajudar os vizinhos como voluntário e logo passou a engajar muitas outras pessoas – em especial “a galera do surf”, como ele gosta de citar, e até um grupo de colaboradores em São Paulo, tornando-se assim de forma natural uma liderança nesse trabalho de ajuda comunitária que tem assistido diversas famílias. Ele relata que também tem contado muito com a ajuda da instituição Mooca Solidária, em São Paulo. E mesmo assim ainda há muito trabalho a se fazer para que as famílias de São Sebastião consigam reconstruir suas vidas.

Diariamente desde o ocorrido, Aleko tem postado em sua página no instagram a situação das famílias, as atividades do grupo na assitência à comunidade e até mesmo as condições do tempo e das estradas na região. Tudo de forma espontânea e voluntária – mas que tem ajudado muita gente e mobilizado muitos outros voluntários. Parte do trabalho é apurar diretamente com as famílias quais os itens mais necessários semana a semana, e depois fazer com que tudo chegue realmente a quem precisa.

Muitas doações têm sido enviadas para a região de diversos lugares e iniciativas, mas alguns itens são mais difíceis de conseguir, conforme o próprio Aleko nos relatou, e por isso o JVN juntamente com parceiros está lançando uma campanha que deve acontecer em etapas – adaptando-se em cada uma às necessidades mais urgentes do momento.

Nesta primeira fase, serão arrecadados:

  • Repelentes (adulto e infantil), uma vez que a proliferação de mosquitos e os casos de dengue têm aumentado de forma acentuada
  • Fraldas infantis nos tamanhos RN, P e M – pois a maior parte das que têm chegado são de tamanho grande apenas
  • Itens de higiene e cuidado especail para bebês (como xampu, sabonete, pomadas de assadura e outros itens próprios para pele infantil)

Quem puder ajudar tem dois pontos em Atibaia para entregar suas doações, em horário comercial:

SEST SENAT ATIBAIA: R. das Juçaras, 110 – Caetetuba, Atibaia (próximo à Fernão Dias)

CLUBE RECREATIVO ATIBAIANO: Praça Claudino Alves, 125, Centro, Atibaia

Essa arredação vai até o dia 25 de março.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *