Você provavelmente já ouviu falar da mídia OOH (Out of Home). Trata-se de um formato presente no cotidiano de milhares de pessoas como os outdoors, painéis, empenas, relógios de rua, busdoor, entre outros.

Essa mídia é uma peça-chave nas estratégias de comunicação, justamente por estar “fora de casa”, alcançando o público enquanto circula pela cidade.

Versátil e de grande cobertura, a mídia OOH é indicada para praticamente qualquer tipo de campanha. Além de garantir uma excelente cobertura local, é um dos canais mais eficazes na construção da frequência publicitária (impactos de comunicação repetidos no público-alvo) fator essencial para fixar mensagens e gerar recall de marca.

E, quando combinada com dados geoespaciais, seu potencial estratégico se eleva ainda mais!

Com o uso do geomarketing, é possível fazer escolhas muito mais estratégicas, segmentadas e eficazes. E isso muda tudo quando o objetivo é alcançar o público certo, no lugar certo — e ainda com o melhor uso possível do investimento.

O Poder da Localização Inteligente

Muitas vezes, as marcas escolhem os pontos de mídia apenas com base em preço, visibilidade aparente ou volume de circulação. Mas isso pode ser um erro caro uma vez que nem sempre o grande público ali presente se adequa com o que você oferece!

O geomarketing permite analisar os dados geoespaciais de cada ponto de mídia. Isso significa saber, por exemplo:

               •             Quem passa por ali?

               •             Qual o perfil socioeconômico da região?

•            Qual o Potencial de Consumo presente?

               •             Qual o comportamento de compra dessas pessoas?

               •             Há concentração de determinado público em horários específicos?

               •             Existem pontos de interesse próximos, como escolas, hospitais, órgãos públicos, shoppings ou universidades?

               •             Há concorrentes? Caso sim, quantos e quais?

Por meio da análise geoespacial, é possível cruzar dados de mobilidade urbana com variáveis demográficas, econômicas e comportamentais. Isso ajuda a identificar as regiões com maior aderência ao público-alvo da campanha e selecionar, entre todos os pontos disponíveis, aqueles com maior potencial de conversão e impacto.

🧠 Vamos ao exemplo?

Imagine que uma universidade queira divulgar sua nova pós-graduação. Em vez de espalhar outdoors aleatoriamente pela cidade, a equipe decide usar geomarketing.

Ao analisar os dados da cidade, descobre-se que:

               •             Em certos bairros, há maior concentração de jovens adultos com renda média-alta.

               •             Em torno de determinados pontos, o fluxo de profissionais entre 25 e 35 anos é intenso durante a semana.

               •             Próximo a estações de metrô e corredores de ônibus, há pontos com altíssimo fluxo de pessoas com o perfil desejado.

A campanha é então direcionada para esses pontos específicos.

Resultado: mais visibilidade com menos investimento, maior taxa de conversão e melhor ROI.

O uso do geomarketing não apenas aumenta a eficiência da campanha, mas otimiza o ROI da mídia OOH. Em vez de apostar na sorte ou seguir a intuição, é possível tomar decisões com base em evidênciasgarantindo que cada real investido trabalhe com mais precisão a favor da marca.

Além disso, ao compreender as zonas de influência de cada ponto, é possível evitar sobreposição de áreas e garantir que diferentes regiões da interesse sejam impactadas com equilíbrio, ampliando o alcance real da campanha.

Por fim, tenha em mente que a combinação de mídia OOH com inteligência geoespacial é um caminho sem volta para quem busca resultados mais estratégicos e mensuráveis. Ao compreender o território em profundidade, as marcas não apenas comunicam, mas se posicionam melhor e com mais relevância nos locais certos.

Quer aprender a aplicar essas estratégias ao seu negócio ou à sua rede?

Então eu te faço um convite! No fim do mês, estarei dando o curso de férias Geomarketing para Varejo e Franquias — com aulas online ao vivo ou presenciais na ESPM (SP). Um mergulho prático e estratégico para quem quer transformar território em vantagem competitiva. Será um prazer te encontrar em sala de aula!

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Te vejo lá para falarmos mais sobre o assunto!

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