Pesquisa da KPMG aponta que 80% dos líderes do setor estão confiantes no crescimento de suas empresas e destacam a inteligência artificial e ESG como prioridades estratégicas para 2024

Um cenário otimista desponta entre os líderes do setor de consumo e varejo, mais de 80% dos CEOs do setor disseram estar confiantes em relação às perspectivas de crescimento das próprias empresas e 59% deles afirmaram estar otimistas quanto ao crescimento econômico. É o que diz o estudo “CEO Outlook: Consumer & Retail 2024” feito pela KPMG com 120 executivos globais. A publicação registrou dados sobre o enfoque, as estratégias e táticas de planejamento dos empresários.


Os três principais desafios observados no estudo por CEOs do setor de consumo e varejo incluem incerteza econômica (58%), complexidades geopolíticas (53%) e a adoção da inteligência artificial generativa (48%).

O cenário no Brasil

Segundo Fernando Gambôa, sócio-líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e América do Sul, o contexto nacional apresenta desafios adicionais. “No Brasil, os empresários de consumo e varejo têm mostrado preocupação com a economia, especialmente com a alta taxa de juros e as políticas de corte de gastos. Além disso, enfrentam forças globais e consumidores cada vez mais exigentes e polarizados”, analisa Gambôa.

Inteligência artificial no radar

A adoção da inteligência artificial generativa desponta como uma prioridade estratégica para os CEOs do setor. O estudo revelou que:

  • 84% acreditam que a regulamentação da IA deve incluir compromissos climáticos;
  • 81% enxergam a tecnologia como área-chave de investimento, especialmente em vendas e marketing;
  • 67% esperam retorno sobre esses investimentos dentro de três a cinco anos;
  • 61% apontam os desafios éticos como uma das questões mais complexas no uso da tecnologia.

A aplicação da IA generativa promete transformar o setor ao permitir maior personalização de ofertas, automação de processos e insights mais rápidos sobre tendências de consumo.

ESG e o impacto no setor

A pesquisa também destacou a crescente importância dos fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) nas estratégias corporativas. Entre os dados levantados:

  • 74% afirmaram que princípios ESG estão completamente incorporados às operações de suas empresas;
  • 63% estão confiantes em alcançar emissões líquidas zero até 2030;
  • 44% reconhecem que a estratégia ESG impacta diretamente o relacionamento com o cliente e a reputação da marca;
  • 51% acreditam que o progresso em diversidade e inclusão ainda é lento.

Adriana Stecca, sócia-diretora e líder do segmento de alimentos e bebidas da KPMG no Brasil, reforça a importância do tema: “Abordar questões de ESG e tecnologia não é mais opcional no setor de consumo. Essas áreas são prioridades, especialmente para empresários que atuam diretamente com o consumidor, como no segmento de bares e restaurantes.”

Perspectivas para 2024

Apesar dos desafios, o estudo da KPMG evidencia um setor resiliente e voltado para o futuro. A confiança dos CEOs reflete a disposição em investir em inovação tecnológica e práticas sustentáveis como pilares para superar barreiras e construir um relacionamento sólido com consumidores cada vez mais exigentes.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *