Para executivos da Teros, dados e serviços públicos que estão sendo criados a partir do Open Gov abrem caminho para novos negócios
A conectividade e o acesso à internet permitiram o compartilhamento de informações e dados governamentais de maneira mais ampla e acessível. Com isso, ganhou impulso o Open Gov – abordagem na qual os governos buscam ser mais transparentes, responsáveis e participativos, utilizando para isso tecnologias digitais que possibilitem a colaboração entre governo e sociedade.
Segundo Juan Ferrés, CEO da Teros, empresa especializada em soluções de inteligência de dados, pricing e soluções do ecossistema do mundo open, o movimento do governo aberto visa fortalecer a confiança nas instituições governamentais, garantir mais transparência, participação cidadã, colaboração e inovação. “Os dados e serviços públicos que estão sendo criados a partir do Open Gov abrem caminho para novos negócios, além de facilitar jornadas e autenticações de transações complexas, entre outras oportunidades“, ressalta ele.
O executivo listou cinco utilizações possíveis para o Open Gov, entre inúmeras possibilidades. Elas seguem abaixo:
1 – Melhora da jornada de onboarding de cliente
Integrar a jornada de onboarding com APIs da Receita Federal pode simplificar a experiência do cliente, melhorar a precisão de cadastro, reduzir fraudes, autenticar usuários, impulsionando vendas presenciais e não presenciais.
2 – Acesso de forma rápida aos serviços do e-gov
Usar o e-gov para consulta de contratos, certidões de regularidade financeira, histórico de ocorrências, entre outros serviços, permite obter informações de forma rápida e confiável em um único local, pois o portal reúne serviços para o cidadão e informações sobre a atuação de todas as áreas do governo.
3 – Consulta e validação de transações com agilidade
Integrar-se aos dados disponibilizados pelo governo garante acesso às informações fiscais e ao acompanhamento de duplicatas nas transações. Isso porque, informações fiscais automatizadas, em um país com extrema complexidade fiscal e de dimensões continentais como o Brasil, são extremamente valiosas para validação de contratos complexos como transações imobiliárias, por exemplo.
4 – Tomadas de decisões assertivas com Open Gov
Uma das principais vantagens do Mundo Open é fornecer dados de qualidade para planejamento estratégico e tomada de decisões nas empresas. A integração do setor privado aos dados do Open Gov permite mapear a situação de serviços fundamentais: infraestrutura de transportes, energia, estoque de combustíveis, produção de alimentos, dados demográficos do censo, entre outros.
5 – Acompanhamento de preços e tendências
A transparência nas transações entre setor público, privado e comércio exterior, permite o acompanhamento dos preços praticados nos contratos de compra e venda de produtos e serviços. Assim como, acesso ao histórico de preços ao longo dos anos, em cada setor, que revelam tendências e podem orientar decisões.