Um dos maiores desafios dos líderes, empresários e empreendedores é avaliar o seu negócio e o porquê da sua equipe conseguir ou não ter os resultados desejados. Principalmente quando o time tem os hard skills (competências técnicas) e o problema está no soft skill (competências comportamentais).
Não é à toa que cada vez mais temos adotado a seguinte frase como mantra: “as pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelo seu comportamento”. Ou seja, é preciso saber lidar com as emoções e os comportamentos para se manter no topo.
Antes de trazer uma ferramenta que lhe ajudará neste diagnóstico para que você avalie e elabore um plano de ação para alavancar os resultados, primeiramente, temos que desenvolver a nossa inteligência emocional e o da equipe.
Inteligência emocional é a capacidade de gerenciar e entender suas emoções e as emoções dos outros, com o propósito de desenvolver o autocontrole emocional em situações de crise. Quando reconhecemos nossas emoções, podemos entender melhor nossas reações e lidar com elas de forma mais produtiva. Outro passo fundamental é a prática da empatia, pois irá nos ajudar a construir relacionamentos mais fortes e melhorar nossa capacidade de comunicação.
Quando aprendemos a gerenciar nossas emoções, poderemos nos concentrar em soluções em vez de problemas. Isso nos ajudará a melhorar nossa capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas.
E se me perguntarem qual é a principal habilidade que temos que desenvolver para o nosso negócio e para liderar com sucesso, sem dúvidas, é a comunicação. E para desenvolvê-la é necessário inteligência emocional e por esta razão comecei este artigo falando dela.
Você sabia que a forma como nos comunicamos pode influenciar e persuadir as pessoas? 😨
A comunicação é uma arte que pode ser aprimorada para alcançar objetivos e metas pessoais e profissionais.
Quando usamos as técnicas corretas de linguagem corporal, expressões faciais, escolha das palavras e tom de voz, somos capazes de transmitir nossa mensagem com clareza e convencer as pessoas, veja algumas dicas que você pode treinar:
- Linguagem Corporal – Mantenha uma postura ereta, faça contato visual, gesticule com moderação e utilize gestos adequados para reforçar sua mensagem;
- Expressão Facial – Sorria com frequência, utilize expressões faciais adequadas para reforçar sua mensagem e manter a atenção do seu interlocutor;
- Comunicação – Fale de forma clara e objetiva, utilizando frases curtas e simples;
- Tom de Voz – Mantenha um tom de voz firme e confiante, variando a entonação para manter a atenção da sua audiência;
- Empatia – Tente se colocar no lugar do seu interlocutor, entenda suas necessidades e ofereça soluções que possam ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
Colocando essas dicas em prática você será capaz de se comunicar de forma efetiva e persuasiva, transmitindo sua mensagem com clareza e convencendo as pessoas.
E para te ajudar a fazer a análise do seu negócio, a sua autoanálise e da sua equipe para que desenvolva uma plano de ação assertivo temos que ser específico ao mapear os gaps de desenvolvimento. Para isto recomendo a análise SWOT, ela é uma ferramenta muito útil para a tomada de decisões em diversas áreas de uma empresa e também pode ser especialmente valiosa para os líderes que buscam aprimorar suas habilidades e de seus colaboradores.
Basta aplicar esses passos simples:
- Identifique os pontos fortes e fracos da sua equipe, levando em consideração aspectos como habilidades, experiências, desempenho e motivação;
- Identifique as oportunidades e ameaças do mercado, considerando fatores como concorrência, tendências do mercado, mudanças regulatórias e economia;
- Analise as ameaças e oportunidades internas e externas, considerando fatores como recursos disponíveis, cultura organizacional, infraestrutura e processos;
- Desenvolva estratégias para maximizar as oportunidades e minimizar as ameaças, enquanto fortalece a equipe e resolve os pontos de melhoria.
A partir desta avaliação você pode criar estratégias para fortalecer a equipe e maximizar as oportunidades, ao mesmo tempo que identifica e resolve os pontos de melhoria.
A análise SWOT pode ser aplicada em diversas situações, desde a definição de metas e objetivos até a resolução de problemas e tomada de decisões estratégicas.
Então, se você é um líder, empresário e/ou empreendedor não deixe de utilizar essa poderosa ferramenta para melhorar a sua liderança e alcançar resultados ainda mais expressivos com a sua equipe e consequentemente com seus negócios.
Agora me responde aqui nos comentários, você sabia que a análise SWOT era utilizada também na liderança?👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻
Akemi Shida é diretora Geral da AS Consultoria de Recursos Humanos e possui mais de 18 anos de experiência em empresas como Itaú, Globo e FTD Educação. Psicóloga por formação, possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios e pós-graduação em Psicodrama Sócio Educacional, além de formação em coaching executivo, life coaching e career coaching pelo Integrated Coaching Institute.
Especialista em liderança, planejamento de carreira, desenvolvimento humano e organizacional, atua como trainer e palestrante pela Abrain – Academia Brasileira de Inteligência. É master trainer pelo Instituto Mentor Coach e foi uma das profissionais de RH responsáveis pela primeira
certificação ISSO 9001 no continente africano, em Angola. Palestrante e escritora, é coautora de três livros: “A Arte de Brilhar”, “Desperte sua Melhor Versão” e “120 Sacadas para a vida pessoal e profissional”.