Um mentor é uma pessoa experiente em uma determinada área que oferece orientação, conselhos e suporte para ajudar outra pessoa a alcançar seus objetivos.

Aqui no grupo GPS (Global Pharma Services), nós acreditamos que só pode falar de dor aquele que tem cicatrizes. Diante disso, na abertura de uma startup, um mentor deve ser alguém que já tenha passado pelo processo de abertura e encerramento de uma empresa e que tenha um vasta experiência em áreas específicas, como finanças, marketing, recursos humanos e especialmente em soluções com resultado entre outras.

Um grupo de conselheiros é um conjunto de pessoas com habilidades e experiências complementares que podem ajudar a orientar a abertura da startup. Esse grupo pode ser formado por mentores experientes, mas também pode incluir outros especialistas que possam oferecer suporte em áreas específicas, como advogados, contadores, investidores, entre outros.

Definindo um mentor

Para definir um mentor e um grupo de conselheiros para a abertura de sua startup, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Identifique as áreas em que precisa de suporte: faça uma lista das áreas em que você não tem experiência ou conhecimento suficiente para orientar a abertura da sua startup;
  2. Pesquise e identifique possíveis mentores e conselheiros: busque por profissionais que possam ajudá-lo em cada uma das áreas identificadas. Procure por pessoas com experiência em startups ou empreendedorismo, de preferência com habilidades complementares às suas;
  3. Entre em contato: após identificar os mentores e conselheiros que podem ajudá-lo, entre em contato com eles e explique seus objetivos e a abertura da sua startup. Seja claro sobre o tipo de ajuda que você está procurando;
  4. Estabeleça um acordo: discuta com os mentores e conselheiros sobre a natureza do relacionamento que vocês estabelecerão. Defina um cronograma para as reuniões e a frequência das interações. Estabeleça as expectativas de ambos os lados e acerte os termos e condições do acordo;
  5. Mantenha o contato: mantenha um bom relacionamento com seus mentores e conselheiros. Acompanhe o progresso da sua startup e esteja aberto para receber feedbacks e sugestões.

Lembre-se de que ter um mentor e um grupo de conselheiros é um dos maiores diferenciais para a abertura de sua startup e que duas, três, quatro ou mais cabeças pensam muito melhor do que só uma.No entanto quando definir isso, você deve deixar claro para cada um seus limites, direitos(ganhos) e deveres para que todos cooperem para o resultado comum que é o sucesso da empresa.
Uma dica rara lembre-se: “Não existe conselho de graça! Portanto invista!”.

Quando fizer isso, além de oferecer suporte, essas pessoas poderão ajudá-lo a evitar erros comuns e a acelerar o sucesso do seu negócio.

Agora, peço que você pense sobre esse assunto e para o nosso próximo encontro, gostaria de chama-lo a você entender quais são as maiores Start Ups do mercado que deram certo….


Lembre-se se possível, por favor, nos dê abaixo o seu feedback a respeito deste artigo e compartilhe-o com aqueles que precisam dele.

E se você é leitor do JVN, nós queremos oferecer-lhe um presente especial! A unidade de negócio MCO Contábil do grupo GPS, criou um curso totalmente gratuito chamado ‘Jornada de Presença Digital’ para ajudar empresários e empreendedores a se posicionarem digitalmente em apenas 5 semanas. Basta acessar o link abaixo para se cadastrar e fazer parte do grupo do WhatsApp gratuitamente. https://jornadadigital.minhacontabilidadeonline.com.br/

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *