Você é do grupo que quer empreender, mas o medo de arriscar, a possibilidade de comprometer a sua renda ou suas economias com algo que é incerto e a insegurança te impedem de avançar nesse projeto?
Na coluna de hoje, trago um modelo comercial que vem ganhando o coração de muitas pessoas, o Dropshipping.
O termo dropshipping é a junção da palavra drop, que tem como significado “largar” com shipping, que significa envio ou remessa. Ele permite que você abra um negócio com vendas online, através de uma plataforma de e-commerce, que pode ser própria ou terceirizada, como o marketplace, que é um shopping na internet, com vários vendedores, como por exemplo, o Mercado Livre ou, caso você queira iniciar com um investimento ainda menor, as redes sociais são uma boa opção.
Esse método possibilita excelente oportunidades de ganhos com um baixo investimento, afinal, os produtos que você oferece aos compradores ainda não foram adquiridos, você consegue oferecer variedades de itens, tamanhos, cores e modelos, utilizando o estoque da empresa que está fornecendo os itens. Cada vez que você realiza uma venda, o pagamento é realizado diretamente ao fornecedor, que é responsável por enviar o produto ao cliente final, o produto não passa pela sua empresa, eliminando uma etapa da logística e, naturalmente, reduzindo o custo.
O fornecedor, em sua grande maioria, é o próprio fabricante que tem o lojista como um de seus clientes, deixando ao proprietário da loja virtual, a preocupação em realizar a divulgação e vendas dos produtos, não sendo necessário se preocupar, além de ter uma grande quantidade de produtos em estoque, em embalar, buscar melhores formas de envio, até o compromisso com a chegada do produto ao cliente final.
Podemos destacar algumas vantagens em trabalhar com esse modelo, que são baixo investimento, modelo de negócio que não requer grande experiência, podendo ser aplicado aos empreendedores iniciantes, não requer estrutura, como espaço físico, equipe inicial etc., podendo iniciar sua empresa da sala de sua casa.
Como pontos de atenção, precisamos conhecer o fornecedor e seu compromisso com a excelência, afinal, a qualidade do produto e pontualidade da entrega são decisivos nos negócios online. Estar atento ao valor praticado, como o fornecedor irá acarcar com parte dos custos da operação, pode ser que o preço final não fique atrativo no mercado
Uma dica adicional é buscar fornecedores a partir de um segmento que você conheça, e esteja em alta no mercado, possuindo alguns atrativos e diferenciais para que você consiga destacar-se nessa imensidão que é a internet.
Pesquise sobre SEO, que é a busca organiza do Google e ADS, busca paga, para que a sua comunicação e marketing sejam atrativas e assertivas, além do Inbound marketing, geração de conteúdo atrativo para o seu público alvo. Quando definimos um público, uma primeira impressão é que estamos limitando o mercado, mas na verdade estamos nos especializando e, com isso, ampliando a nossa atuação dentro de um segmento e por fim e estude esse modelo comercial, existem vários cursos disponíveis para que você se aprofunde sobre esse tema
Desejo uma boa leitura e até breve!!!
Empresária, pós-graduada em Empreendedorismo de Alto Impacto e Inovação Aplicada aos Negócios pela Escola Superior de Empreendedorismo e Gestão de Comunicação e em Marketing pela Universidade de São Paulo – USP. Possui quase 15 anos de experiência como consultora de Marketing. Professora, mãe empreendedora e apaixonada por aprender e ensinar. Foi consultora de Marketing do Sebrae-SP por mais de 10 anos, nos quais realizou consultorias e ministrou palestras e cursos na área de empreendedorismo, estratégias empresariais, marketing digital, divulgação e vendas.