Você acha que a empresa costuma ser um reflexo do seu proprietário, ou como falamos popularmente, a empresa é a cara do dono? Seja na forma como trata os seus clientes, estilo de liderança, ou no que a empresa acredita. Chamamos tudo isso de cultura organizacional.
A cultura organizacional é um conjunto de práticas, valores, comportamentos e hábitos que a empresa define, e isso reflete em como ela se posiciona perante os públicos, sejam eles internos ou externos. Ela deve ser um norte para a liderança e equipe, atuando em cada momento, para todas as tomadas de decisão.
Quando falamos em cultura forte, alguma empresa vem a sua mente?
Para mim, o Google, McDonald´s e Apple, possuem uma cultura muito forte, e no Brasil, podemos citar a Natura.
Todo jovem que sonha em trabalhar no Google, deve imaginar-se atuando com autonomia, eles demostram ter um ambiente descontraído, com puffs, paredes coloridas e estimulo à criatividade, assim como a Apple, que tem como ponto forte a tecnologia. Quando lançam um produto, sabemos que será moderno, único, despertando o desejo de muitas pessoas.
O McDonald´s possui como característica marcante a padronização e agilidade, a empresa foi criada com os processos muito bem definidos, sendo cada passo dentro do restaurante, planejado para que o atendimento seja ágil, mantendo o produto igual em cada lugar do mundo. Já a Natura, tem eu seu DNA o bem-estar como protagonista, seja na relação com seus colaboradores, refletindo até as suas campanhas e slogan, que é bem estar bem.
Ok, Fernanda, falando em grande empresa, com muita verba e pessoas para poder desenvolver a minha cultura até faz sentido, mas como criar isso na realidade da pequena empresa? Mesmo que uma empresa possua somente uma pessoa, a famosa EUquipe, a cultura não só pode, como precisa ser trabalhada, estudada e divulgada.
Você precisa seguir alguns passos para atingir os seus objetivos. Inicie refletindo sobre você. Nas minhas consultorias eu gosto de resgatar como foi o início do negócio. Por quê você abriu essa empresa? Costumo ouvir algumas respostas, como por exemplo? Eu atuava em uma empresa e não me identificava, eles atrasavam a prestação de serviço, eram desorganizados, não tratavam bem os clientes, não tinham produtos de qualidade, entre outras respostas.
Com essa reflexão podemos perceber que a Cultura Organizacional já existe, você tem os seus hábitos, comportamentos e seus valores, só não está sendo contada e divulgada como deveria. Os seus clientes e possíveis clientes podem se identificar muito com o que você acredita, divulgar isso faz com que as suas vendas aumentem e mais pessoas se aproximem de você.
Se você pratica alguns desses valores, busca comprar de empresas familiares, é pontual em tudo que faz, economiza água, etc, você está demonstrando a sua cultura. Precisamos identificar esses hábitos e comportamentos e criar uma comunicação eficaz com todos os públicos que você se relaciona.
Eu gostaria de deixar uma sugestão. Liste os comportamentos que você tem, que você percebe estar ligado à sua cultura e comece a pensar em formas de divulgar e aumentar a sua atuação. Nos próximos artigos, vamos falar sobre Missão, Visão e Valores e como evidenciar cada uma delas para você ter resultados ainda melhores em seus negócios. Nos vemos em breve!!!
Empresária, pós-graduada em Empreendedorismo de Alto Impacto e Inovação Aplicada aos Negócios pela Escola Superior de Empreendedorismo e Gestão de Comunicação e em Marketing pela Universidade de São Paulo – USP. Possui quase 15 anos de experiência como consultora de Marketing. Professora, mãe empreendedora e apaixonada por aprender e ensinar. Foi consultora de Marketing do Sebrae-SP por mais de 10 anos, nos quais realizou consultorias e ministrou palestras e cursos na área de empreendedorismo, estratégias empresariais, marketing digital, divulgação e vendas.