Movimentação no setor de entregas saltou de 48,9 milhões em 2023 para 93,5 milhões em 2024, consolidando o período noturno como um dos mais estratégicos para o mercado de delivery

Os pedidos de delivery realizados entre 18h e 4h cresceram aproximadamente 52,32% em relação ao ano passado, de acordo com dados das plataformas de entregas desenvolvidas pela Machine, uma solução da Gaudium que facilita a criação de aplicativos para o segmento. Esse crescimento reflete tanto os hábitos adquiridos durante a pandemia de Covid-19 quanto a maior flexibilidade nos horários de trabalho e consumo.

“Antes, era muito comum que só se pedisse comida, mas isso mudou bastante nos últimos anos. Hoje você pode receber produtos de farmácia, mercado, roupas, jóias e outros, fora dos horários de pico das refeições. O trabalho autônomo e o crescimento do home office também afetam os horários dos usuários, que podem optar por trabalhar à noite ou na madrugada e realizar pedidos nesse período”, explica Ana Carolina Cabral, P.O. do produto de Entregas da Gaudium.


Regiões e adaptação à crescente demanda

A pesquisa também apontou o número de entregas por região no período noturno:

  • Sudeste lidera com 2,1 milhões de entregas;
  • Centro-Oeste segue com 1,5 milhões;
  • Sul registra 1,1 milhões.

Os dados destacam a necessidade de estratégias inovadoras para atender à demanda crescente e regionalmente diversificada.


Estratégias para aproveitar a tendência

Ana Carolina sugere que estabelecimentos invistam em ações promocionais noturnas para atrair consumidores e explorem redes sociais e mensagens diretas para divulgação.

“Uma boa estratégia para atrair entregadores durante a madrugada é oferecer benefícios diferenciados, como parcerias com borracharias ou mecânicos, além de criar sistemas de pontuação com bônus para quem trabalha nos horários de maior demanda”, recomenda.

Além disso, a extensão do atendimento 24h e o ajuste de plantões para acompanhar o ritmo da demanda são estratégias viáveis para se diferenciar no mercado de delivery.

“Empresas de delivery e estabelecimentos precisam estar atentos às mudanças nos hábitos de consumo. Isso permite antecipar tendências, oferecer serviços de excelência e se tornar referência em suas regiões. E é essencial lembrar de oferecer suporte aos entregadores, peça-chave do setor”, conclui Ana Carolina.

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