Da Redação. Por: Elaine Lina.
Empreendedores de Jundiaí, Bragança Paulista, Atibaia e outros 24 municípios da região têm no Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) um aliado estratégico para acessar o mercado internacional; com acompanhamento especializado e cases de sucesso, a iniciativa do Sebrae-SP, em parceria com a Faculdade Sebrae e a ApexBrasil, prepara empresas para expandir fronteiras
A ambição de levar produtos e serviços brasileiros além das fronteiras nacionais encontra um forte suporte no interior de São Paulo. O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), uma iniciativa do Sebrae-SP em parceria com a Faculdade Sebrae e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), está com vagas abertas e já colhe frutos em diversas cidades das regiões de Jundiaí e Atibaia. O programa é direcionado a micros e pequenas empresas (MPEs) que buscam estruturar, iniciar ou aprimorar sua atuação no comércio exterior, oferecendo um atendimento totalmente subsidiado e personalizado.
“O PEIEX é 100% subsidiado e oferece atendimento individualizado, com diagnóstico empresarial, acompanhamento técnico especializado e orientação prática para quem quer iniciar ou fortalecer suas exportações, sempre considerando o estágio de maturidade de cada empresa”, conforme esclarece Williana de Souza Costa, líder de operação regional do Sebrae-SP e gestora do programa em Campinas, e foi desenhado para preparar os negócios locais para o mercado internacional de forma planejada, reduzindo riscos e ampliando as oportunidades de crescimento. As empresas selecionadas recebem acompanhamento técnico especializado, apoio nos processos e nas questões burocráticas da exportação, além de orientações práticas, sempre considerando o estágio de maturidade de cada negócio.
Regionalidade e alcance do PEIEX no interior de SP
Para atender à vasta demanda do empreendedorismo paulista, o Sebrae-SP atua por meio de seus escritórios regionais, que cobrem distintos grupos de municípios. Aqui, destacamos dois escritórios do Sebrae que cobrem a região:
- Regional de Jundiaí: Inclui as cidades de Bragança Paulista, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Pedra Bela, Pinhalzinho, Tuiuti, Vargem e Várzea Paulista.
- Regional de Guarulhos (com foco em Atibaia e região): Atende empresas de Atibaia, Arujá, Mairiporã, Santa Isabel, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista, Piracaia e Joanópolis (além da cidade-sede, Guarulhos).
A consultora de negócios do Sebrae-SP, Priscila Ota, afirma que a região reúne empresas com potencial exportador. “O objetivo do PEIEX é apontar os caminhos e capacitar esses negócios para que encontrem novos mercados e ampliem sua atuação”, diz.
Neste mesmo sentido, a analista de negócios do Sebrae-SP e gestora do programa em Jundiaí, Renata Quintas, enfatiza: “Expandir fronteiras é um passo importante para a competitividade das micro e pequenas empresas. Com o Peiex, buscamos preparar os empreendedores para o mercado internacional de forma planejada, reduzindo riscos e ampliando as oportunidades de crescimento, especialmente para os negócios da região de Campinas e Jundiaí.”
Para participar do programa, é preciso que as empresas interessadas possuam CNPJ ativo, atividade produtiva (exceto comércio), interesse e produto/serviço exportável, capacidade de aumentar a produção, disponibilidade para adaptar produtos, implementar melhorias na gestão, ter recursos financeiros para investir e perspectiva de iniciar operações no exterior em até dois anos.
Histórias de sucesso: o PEIEX na voz dos empreendedores
Para ilustrar o impacto transformador do PEIEX, o JVN ouviu empreendedores que já embarcaram nesta jornada aqui na região. Suas experiências demonstram como o planejamento e a orientação especializada são cruciais para o sucesso no comércio exterior.
CuoreHub (Jundiaí/SP): a martech brasileira conquistando o mundo com estratégia

Com sede em Jundiaí (SP) e atuação no setor de tecnologia, a CuoreHub é uma startup martech que nasceu para organizar, integrar e mensurar estratégias de marketing. Alexandre Ventura, cofundador e diretor de Vendas e Desenvolvimento, viu no mercado internacional um potencial escalável para a plataforma SaaS (Software as a Service) da empresa. A dor que a CuoreHub resolve – a falta de integração e a dificuldade de mensuração estratégica – não é um problema regional, mas global.
A conexão com o PEIEX veio da participação ativa em outros programas do Sebrae, como o Start, e da inserção em eventos internacionais como o Vivatech e o SXSW através da ApexBrasil. Para Alexandre, a experiência no PEIEX tem sido estratégica, com destaque para o diagnóstico aprofundado. “O diagnóstico trouxe clareza sobre nosso nível de prontidão para exportação e orientou a construção de um plano de ação consistente”, relata. Sua mensagem para outros empreendedores é clara: “internacionalização exige método, não apenas ambição.”
Matoys Brinquedos (Mairiporã/SP): de um sonho a um plano concreto

Desde 2013, a Matoys Indústria e Comércio de Brinquedos Ltda., sediada em Mairiporã (SP), atua na fabricação de brinquedos por injeção plástica para todo o território nacional. Para Alexander Ribeiro, sócio proprietário à frente do desenvolvimento e comercial, a expansão internacional sempre foi um sonho: “Fazer o caminho inverso, ver nossa bandeira e o nome do Brasil representado em todo o mundo.” Mudanças na economia e no mercado interno reforçaram essa visão.
O contato com o PEIEX se deu por meio de programas da prefeitura de Mairiporã e do Sebrae. Alexander destaca que o programa trouxe uma “visão racional e direcionada”, e afirma que a atuação do consultor Antônio Carlos foi fundamental. A Matoys iniciou o atendimento em agosto/2025 e já concluiu o conteúdo do programa, planejando vendas para o Mercosul, especialmente Argentina e Uruguai, ainda neste ano. Para Alexander, “O Peiex foi um divisor de águas. O medo, a dúvida e a incerteza deixaram nossas atitudes para que a exportação se tornasse uma realidade.”

Cerâmica F&K (Piracaia/SP): O artesanato que conecta culturas na gastronomia
Em Piracaia (SP), a Cerâmica F&K, de Barbara Fontoura Agostini e Kátia Kiehl, produz peças de cerâmica utilitária e doméstica, com foco em itens sob medida para restaurantes, chefs e gourmets. Com 13 anos de existência, a empresa percebeu uma demanda crescente por peças autorais que unem design e identidade cultural no exterior, motivando a busca pelo mercado internacional. “A gastronomia contemporânea valoriza cada vez mais a apresentação dos pratos como parte da experiência”, explica Barbara.
A empresa teve conhecimento do PEIEX por meio de um contato via whatsApp do Sebrae. A participação no programa foi “estratégica e transformadora”, proporcionando uma visão mais estruturada da internacionalização. Barbara destaca o diagnóstico técnico e as orientações práticas, que ajudaram a identificar pontos de melhoria na gestão e a preparar a empresa para competir no mercado externo. Sua dica para outros empreendedores é clara: “a internacionalização deixa de ser um projeto distante quando se tem orientação qualificada e planejamento.” A Cerâmica F&K iniciou o atendimento em julho/2025 e já concluiu o programa, planejando suas vendas para o exterior.
SERVIÇO
Como participar do PEIEX Sebrae-SP em 2026
As inscrições para a temporada 2026 do programa já estão abertas, e as micros e pequenas empresas das regiões de Atibaia, Bragança Paulista e Jundiaí interessadas em participar do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) e se preparar para acessar o mercado internacional devem ficar atentas aos canais de inscrição, que são específicos para cada regional.
As vagas são limitadas e o atendimento é gratuito – mas a inscrição prévia é obrigatória.
- Para empresas da região de Jundiaí (composta por Bragança Paulista, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Pedra Bela, Pinhalzinho, Tuiuti, Vargem e Várzea Paulista), a inscrição prévia já pode ser feita por este link (CLIQUE AQUI).
- Para empresas de Atibaia e região (composta por Atibaia, Arujá, Mairiporã, Santa Isabel, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista, Piracaia, Joanópolis e Guarulhos), a inscrição prévia já pode ser feita neste link (CLIQUE AQUI).
Mais informações podem ser obtidas nos escritórios regionais do Sebrae, nas unidades do Sebrae Aqui da sua cidade e também nas prefeituras.

