Chegamos à última etapa do nosso estudo sobre o Modelo de Negócios Canvas. Agora, é hora de tratar sobre a Estrutura de Custos, que é onde você levanta todas as despesas necessárias para organizar o seu negócio, ou seja, a sua proposta de valor. Esse tema é um desafio para muitos, mas necessário para todos. Sabemos que um grande problema que as empresas enfrentam é a gestão financeira, gerando um número absolutamente expressivo de empresas que fecham as portas todos os dias no Brasil. Somente no ano passado, mais de 2 milhões de empresas fecharam as suas portas. Entender os custos antes de iniciar o seu negócio é primordial para que aumente o seu planejamento e a longevidade das empresas. Existem diversos tipos de custos que uma empresa precisa conhecer, e cada um deles tem suas particularidades. Vamos conhecer alguns deles.

Custos Fixos: São despesas que permanecem iguais independente do volume de produção ou vendas. Exemplos: aluguel, salários de funcionários, seguros e amortização de empréstimos. Eles são constantes e necessários para o funcionamento do negócio.

Custos Variáveis: Estes variam conforme o volume de produção ou vendas. Matérias-primas, comissões de vendas e custos de envio de produtos. Quanto mais a produção aumenta, os custos variáveis também aumentam. É preciso acompanhar esses custos para ter uma melhor margem nas vendas

Custos Não Operacionais: São custos que não estão diretamente relacionados às operações principais da empresa. Exemplos incluem despesas com juros sobre empréstimos, multas, e perdas com investimentos.

É importante fazer um planejamento e listar todos os possíveis custos da empresa, sempre pensando em um cenário realista. O que isso quer dizer? Não podemos ter um pensamento tão otimista, entendendo que vai ser fácil de vender, o cenário econômico estará positivo e a empresa não terá nenhuma dificuldade no início de suas operações, mas também não devemos ser tão pessimistas, só encontrando dificuldades e problemas ao longo do caminho. O ideal é ver o cenário realista, adotando hábitos como Planejamento e Orçamento, Reserva de Emergência, Monitoramento Contínuo e Negociação com Fornecedores.
O cuidado frequente com a estrutura de custos de uma empresa pode determinar o sucesso ou o fracasso do seu negócio.
Com esse tema, encerrarmos a série de artigos sobre o canva, modelo de negócios.

Nos próximos artigos vamos trazer alguns resumos dos principais livros para gestão e
empreendedorismo.

Espero vocês!

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