Atipalhaços 01

Fotos: JVN

Da Redação. Reportagem: Elaine Lina

A festa aconteceu durante todo o sábado (09) na Praça da Matriz, no centro da cidade, com barracas de comes e bebes e brincadeiras, além de shows e muita diversão. O principal objetivo foi arrecadar fundos para uma ação no Hospital de Amor, em Barretos, no mês de outubro, além de sensibilizar a população para conhecer e contribuir com o projeto.

A praça da matriz no centro de Atibaia recebeu um “arraiá” diferente no último sábado. A festa ficou por conta dos Doutores Atipalhacos – Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que desde 2017 realiza atividades artísticas e culturais, utilizando a figura e a arte do palhaço-improviso como ferramentas de apoio na recuperação física e emocional de pacientes em hospitais da região.


Em duplas ou trios, os “Doutores Besteirologistas” visitam semanalmente os hospitais e instituições de longa permanência para idosos e crianças, oferecendo intervenções artísticas para pacientes, acompanhantes, funcionários e profissionais da saúde em todas as alas hospitalares. Com esse trabalho – que é voluntário -, os Atipalhaços já conquistaram diversos títulos e reconhecimentos públicos, entre eles o Prêmio de “Profissionais do ano do Terceiro Setor” pelo Rotary Club de Atibaia; Diploma do Conselho Municipal do Idoso “Notável de Atibaia”; Título de Utilidade Pública Municipal, além de serem inscritos no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Rosângela Cremaschi
Rosângela Cremaschi, diretora da Doutores Atipalhaços

A fundadora e diretora da associação, Rosângela Cremaschi, contou que se formou palhaça hospitalar em São Paulo e que ao mudar-se para Atibaia, em 2010, o primeiro hospital que a recebeu foi o Albert Sabin. “Foi então que pensei: por que vou continuar viajando para São Paulo para exercer minha paixão se aqui mesmo na região há tantos hospitais que precisam desse trabalho e poderiam se beneficiar dessa arte?“, comentou. E assim começou o projeto que hoje acontece em Atibaia, (hospitais Albert Sabin, Hospital Novo, Santa Casa e AME); em Bragança Paulista (HUSF); Mairiporã (Hospital e Maternidade Mairiporã), Nazaré (Hospital Municipal) e antes da pandemia havia formado também uma turma de doutores artipalhaços para atuarem no Hospital Municipal de Socorro – porém, esse último permanece com as atividades dos palhaços humanitários suspensas, em decorrência ainda da pandemia. Mas uma vez por mês a trupe vai à cidade para visitar o condomínio para idosos Vila São Vicente, levando alegria aos seus moradores.

O “arraiá” que aconteceu no sábado teve um propósito especial: “o objetivo desse evento é arrecadar fundos para nossa viagem em outubro para o Hospital de Amor, em Barretos, no mês de outubro“. Contou Cremaschi.

Entre os atuais sessenta integrantes da equipe dos Atipalhaços, muitos são empresários da região, que também se voluntariam para levar alegria aos pacientes e residentes das instituições de saúde, sejam crianças, adultos ou idosos. Fernando Caetano, proprietário da Caetano Aluminox e Noel Reis, dono da Rey Festas e Eventos, são dois exemplos. Eles estiveram animando a festa no sábado e conversaram sobre sua experiência com o JVN.

Fernando Caetano

Para Caetano, “ser Atipalhaços é uma realização muito grande. Cada visita que fazemos aos hospitais e asilos, e as visitas da alegria, onde levamos alimentos e livros, são momentos em que vemos o quanto precisamos uns dos outros. São trocas de afeto e energia, que podem transformar, não somente a vida daqueles que recebem, como também a vida de cada integrante do grupo. Cada história, para nós, é uma lição de vida, um aprendizado constante.”

Noel Reis

Fernando Caetano e Noel Reis ensaiando para a apresentação.

Também para Reis, que empreende em Atibaia há quase vinte anos e há cerca de seis é Atipalhaço, “fazer parte desse projeto é muito gratificante. Nós levamos alegria e também alimentos, livros e outros itens de necessidades aos hospitais e asilos, além de realizar um trabalho junto a pessoas em situação de rua. Poder levar um pouco de alento e alegria a essas pessoas faz um bem pra gente que não dá nem pra explicar“, contou o empresário, que também é músico e toca na banda “Parafuso Solto”.

Formação em Atipalhaço

Mas ser um Atipalhaço exige preparo e formação. Por isso, a associação oferece cursos de formação em palhaçaria hospitalar aos interessados em desenvolver esse trabalho na equipe dos Doutores Atipalhaços. Atualmente, são sessenta palhaços integrantes do projeto, entre empresários e profissionais das mais variadas áreas, que desenvolvem esse trabalho voluntariamente nos hospitais e instituições de saúde atendidos pelo grupo. E há no momento outros 30 em curso. A cerimônia de “Palhaçatura” acontecerá no dia 1° de outubro, às 18h, no auditório do Cine Itá, no centro de Atibaia. O evento será aberto ao público e a entrada é franca.

PROJETO APROVADO PELA LEI ROUANET

A diretora Rosângela Cremaschi também contou ao JVN que a associação conseguiu aprovar um projeto pela Lei Rouanet, e agora tem até o mês de outubro para arrecadar o valor aprovado no edital junto às empresas interessadas e assim viabilizar as ações planejadas.

O projeto, registrado junto ao Pronac sob. o n°212042, tem como objetivos oferecer capacitação e formação continuada para 80 palhaços humanitários voluntários, oficinas  artísticas e culturais, cursos e palestras, bem como proporcionar horas de treinamento com visitas em  hospitais de Atibaia e região.

Também estão contemplados no projeto a realização de alguns eventos especiais, como uma campanha de doação de sangue em parceria com o Hospital Universitário São Francisco, de Bragança Paulista, e o Rotary  Club de Atibaia; um sarau artístico para promover os talentos da cidade de Atibaia e região, além de uma exposição sobre a arte do palhaço hospitalar no Centro Cultural de Atibaia. Todas as ações serão oferecidas à população de forma 100% gratuita. Serão 418 interações por ano, beneficiando mais de 15 mil pessoas. Ao todo, o projeto prevê mais de 200 horas de treinamento e capacitação, além de visitas a 10 hospitais, asilos e instituições de longa permanência, levando alegria e esperança a todos os envolvidos.

Para entender como sua empresa pode contribuir para o projeto, destinando parte do imposto que já teria que arrecadar de qualquer forma, e conhecer as contrapartidas oferecidas aos apoiadores, basta entrar em contato com a associação e conversar diretamente com a diretora.

Dados de Contato – Doutores Atipalhaços:

Endereço: Rua Dr. Jorge Wanderlei Silva nº 30  Jardim Itaguaçu – Atibaia/SP

Responsável: Rosângela Cremaschi  (11) 9 9854-5529

https://doutoresatipalhacos.org.br/


Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *