Reportagem: Thiago Santinho. Colaborou: Elaine Lina

Modelo de negócio apresenta vantagens em relação a outros mais tradicionais, com maior impacto na economia. Mas demanda um perfil diferenciado de empreendedores.

Todo empreendimento é uma aventura que oferece possibilidades. Há riscos envolvidos, inevitavelmente, mas também recompensas que podem alavancar novos caminhos e ideias. A maioria dos empreendedores tende a focar em setores específicos para uma atuação menos arriscada; outros ousam ir além, investindo em múltiplos projetos: são os chamados empreendedores em série, que iniciam ou participam de diversos negócios, tendo como objetivo ampliar seu leque de possibilidades de sucesso.

Um estudo realizado pela TTI Success Insights avaliou as principais características de um empreendedor em série e as razões do sucesso desse modelo de negócio:

*Fonte: Estudo TTI Success Insights

Fomos pesquisar na região bragantina exemplos de empreendedores em série e chegamos a Fernando Caetano, 42, morador de Atibaia e que recentemente inaugurou seu terceiro negócio na cidade – todos diferentes em sua atuação comercial final, mas que se complementam ao atender basicamente o mesmo perfil de consumidores, em necessidades distintas.

Fernando Caetano

Sua vida empresarial começou em 2007, quando ainda servia à Polícia Militar. Contando com um horário flexível, Fernando decidiu abrir uma serralheria e gerenciá-la em seus horários de folga. Mas a motivação para este empreendimento surgiu muito antes, ainda na década de noventa, quando trabalhava em uma empresa especializada em aço inox: “Me apaixonei pelo material e seu manuseio”, conta Fernando. Em 2007, ele observou que Atibaia não dispunha de nenhuma empresa especializada no ramo de aço inox – enxergou nessa lacuna uma oportunidade e decidiu especializar-se no assunto: “Fui algumas vezes ao Sul do país, para Porto Alegre, fazer curso na área. Participei de muitas feiras do segmento, sem contar a capacitação nas questões administrativas, feita no SEBRAE de Guarulhos. Deu tão certo que a partir de 2010 eu me dediquei 100% à empresa de inox”, relembra Fernando.

Presenças na inauguração da loja Sealy Atibaia. Da esquerda para a direita: Annibale Tropi Somma, Fernando Caetano, Fernanda Bueno e André Elesbão.

Sua incursão por outros ramos de negócio aconteceria em 2014, quando participou de um seminário para formação de empreendedores, criado pela ONU e ministrado no Brasil pelo SEBRAE, o Empretec. “Mudou minha visão de empreendedorismo e, com isso, comecei a olhar de outra forma as oportunidades de um novo negócio”, esclarece o empresário. , emendando, por outro lado: “E é claro que nem todos os negócios dão certo e, assim, devemos saber a hora de parar”. Tal visão denota um nível de cautela necessário para todo empreendedor, uma vez que atentar-se aos riscos é uma atitude imprescindível para qualquer pessoa que almeje alcançar o sucesso em seus negócios.

Hoje, Fernando possui três empreendimentos, cada um cobrindo um setor distinto: a 4inox, indústria de fabricação de produtos em aço inox, como lixeiras para aeroportos, shoppings, hotéis e hospitais, e que atende a todo o Brasil; a Sealy Atibaia, loja de colchões da marca que é referência no mundo nessa tecnologia; e o primeiro de todos, Aluminox, responsável por produzir corrimãos e guarda-corpos de inox, além de esquadrias de vidro. No showroom, estão expostas portas e janelas com medida padrão, produtos originados por uma olhar plural. “Com a Aluminox, cobrimos hoje uma grande área na construção civil em toda a região, saindo até mesmo para São Paulo e interior de Campinas”, detalha Fernando. “Hoje posso dizer que somos referência no tocante ao inox”, acrescenta.

Há riscos, porém: Fernando cita a falta de mão de obra especializada na região como um exemplo de entrave que o levou a fechar uma empresa: “Não tem como tocar sem entender pelo menos 50% de sua fabricação”, alerta o empresário, que complementa: “Mão de obra hoje está muito escassa e, sem dúvida, nos últimos dois anos o grande aumento nos preços do material se tornou uma dificuldade no segmento de prestação de serviço”. Tais dificuldades são acompanhadas por uma contrapartida positiva, tendo em vista que o empreendimento em série também oferece muitas vantagens. Fernando as detalha: “Um fluxo de caixa diferenciado, pois, com segmentos diferentes, nem sempre todos estarão em baixa ao mesmo tempo. Assim, é possível manter um equilíbrio uma vez que um mantém a saúde financeira do outro; oportunidade de oferecer uma gama maior de possibilidades para o cliente, já que os produtos são complementares; e know-how no segmento de atuação”.

Fachada do mais novo empreendimento de Fernando Caetano em Atibaia.

Até o momento o empresário já conseguiu gerar cerca de vinte e cinco empregos diretos e indiretos. “Geração de emprego é sempre uma grande satisfação para o empresário”, explica, elucidando o impacto de seus empreendimentos em Atibaia. “Estimulamos treinamento e desenvolvimento da equipe, proporcionando uma mão de obra qualificada, com a produção própria, preço acessível e rapidez na instalação, gerando maior confiança no valor investido, com retorno garantido”. Desta forma, além de contemplar diferentes áreas, satisfazendo às necessidades de sua clientela, Fernando também oferece múltiplas vias de oportunidade para funcionários em potencial.

 Apesar de já possuir três empreendimentos em atividade, Fernando ainda pretende continuar expandindo sua atuação no mercado: “Focando os lançamentos de novos produtos no segmento de revenda, com produtos em medida padrão, gerando ainda mais agilidade e preço acessível”. Incansável em seu objetivo de continuar evoluindo, o empresário projeta um futuro de constante aperfeiçoamento – sobre seus planos, ele conclui: “Continuar me atualizando, assim como manter a minha equipe com padrão elevado de qualidade no acabamento e agilidade no serviço , participar ainda mais de feiras do setor e buscar sempre inovações para o segmento em Atibaia e região”. Palavras de um empreendedor em série, cuja trajetória expressa o potencial de uma visão multifacetada para os negócios.

Compartilhar:

2 Comentários

  1. O empreendedor é sempre uma pessoa auto-motivada que tem visões sonhos e ideias e acredita neles. Então geralmente faz vários negócios alguns dão certo mas talvez a maioria não. Mas os que dão certo compensam os prejuízos daqueles que falharam. Nada desanima o empreendedor nato. São pessoas admiráveis, admiráveis e corajosas e acreditam no sucesso.

  2. Um cara que admiro muito, sempre batalhou para não deixar a peteca cair em maio a tantas dificuldades.

    Nunca será sorte! E sempre será vontade e querer de mudar de vida.

    Parabéns Fernando e toda equipe 🙏🙌😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *