Levantamento aponta aumento de 19,27% no volume de emissões e reforça necessidade de adaptação às novas regras fiscais

Entre janeiro e agosto de 2025, o número de notas fiscais emitidas pelo sistema ERP da GestãoClick cresceu 19,27%, passando de 9,2 milhões para mais de 11 milhões de emissões. O setor de comércio varejista foi o que mais impulsionou esse crescimento, refletindo o avanço do consumo e o aumento da formalização de empresas.

Crescimento do empreendedorismo formal
O movimento acompanha dados do Mapa de Empresas, do Ministério do Empreendedorismo, que registrou 1.815.912 novos negócios no primeiro quadrimestre de 2025, alta de 24,4% em relação a 2024. Desse total, 1.377.481 correspondem a microempreendedores individuais (MEIs), representando crescimento de 29,0%.

Reforma Tributária traz novos desafios
Para Ronei Marcos Silva Marques, fundador da GestãoClick, os números refletem amadurecimento do mercado, mas também a necessidade urgente de adaptação. “O aumento das emissões de notas fiscais e da formalização de empresas indica que os empreendedores estão mais confiantes e preparados para expandir. Mas, ao mesmo tempo, reforça a urgência de adequação às novas regras trazidas pela Reforma Tributária, que vai impactar diretamente a forma de emitir e gerir notas fiscais no país”, avalia.

Adaptação e tecnologia como solução
De acordo com o especialista, micro e pequenas empresas enfrentarão desafios relacionados à adequação às novas exigências legais, especialmente diante de barreiras como falta de estrutura tecnológica e limitações de conhecimento contábil. “A implementação da NF-e Nacional e os ajustes da Reforma exigem que os negócios estejam preparados para mudanças constantes nas regras fiscais. Nesse contexto, contar com ferramentas digitais que simplifiquem a emissão de notas fiscais e centralizem informações é essencial para garantir conformidade e competitividade”, explica Ronei.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *