Em um treinamento militar foram separadas algumas equipes para competir em uma prova de bote e remo no mar. Depois de um tempo de prova, os avaliadores conseguiram identificar 2 pontos importantes:

A equipe que estava ganhando tinha um líder responsável, carismático e que motivava a todos durante a prova. Enquanto que a equipe que estava perdendo tinha um líder tirano, que xingava seus liderados, culpabilizando o desempenho ruim.

Diante deste cenário os avaliadores pausaram a prova e inverteram os líderes de equipe. O líder que estava ganhando foi para a equipe que estava perdendo e vice e versa. E o resultado foi que a equipe que estava ganhando acabou chegando em último e a equipe que estava perdendo chegou em primeiro lugar.

Confirmando a teoria que não existe times ruins, mas sim mal liderados, bastou mudar o líder, que o último virou o primeiro.

Isso acontece, pois uma equipe bem liderada, consegue por algum tempo manter as orientações do líder anterior, mas diante de uma nova e fraca gestão, vai acabar sucumbindo.

É muito comum encontrarmos líderes se queixando de suas equipes, do baixo desempenho, do desânimo e da falta de comprometimento, mas o que eles esquecem é que muito desse comportamento é reflexo da sua liderança.
Ao invés de identificar a causa e ajustar os ponteiros, os líderes preferem permanecer na sua zona de conforto e seguir culpabilizando seus liderados, tentando justificar o injustificável.
Cabe a você mudar, seja se tornando um líder melhor ou buscando um ambiente onde pode ser melhor liderado.

É importante estar atento aos sinais de conflitos na sua equipe antes da bomba estourar! 💣.
Garantir um ambiente de trabalho saudável e produtivo faz parte das funções de um líder, veja algumas dicas que podem te ajudar nessa missão:
💣Observe as interações entre os membros da equipe e esteja ciente das mudanças de comportamento e atitudes.
💣Converse com sua equipe regularmente para saber como estão se sentindo e como andam as relações interpessoais.
💣Analise os resultados da equipe para identificar possíveis conflitos, por exemplo, se a produtividade está diminuindo, pode ser um sinal de conflito.
💣Fique atento ao que é dito na sua equipe e verifique se há alguma verdade nos rumores.
💣Não tenha medo de se envolver, converse com as pessoas envolvidas e tente resolver o problema antes que se torne um grande problema, colocar “panos quentes” não vai resolver o problema.
Com essas estratégias, você pode identificar conflitos em sua equipe e resolvê-los rapidamente, garantindo um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

E para te ajudar a resolver e/ou minimizar os conflitos da sua equipe vou trazer aqui os princípios de liderança do Navy Seals do livro “Responsabilidade Extrema”. Os Navy Seals são uma unidade de elite das Forças Armadas dos Estados Unidos, eles são treinados para liderar equipes em condições extremas e imprevisíveis. Essa habilidade pode se aplicada com sucesso no mundo corporativo para ajudar líderes e empresas a alcançar o sucesso.

📌Lembre-se, ser líder é ter maturidade para não levar as coisas para o lado pessoal e ter inteligência emocional para conseguir intermediar e amenizar possíveis ruídos dentro da sua equipe.

Me conta aqui nos comentários se você já presenciou algum conflito na sua equipe 👇🏻👇🏻👇🏻

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