Somente em janeiro, foram ofertadas quase 7 mil vagas na área pelos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), impulsionadas pelo crescimento do e-commerce e avanços tecnológicos

O setor de logística e transporte segue em expansão no Brasil, impulsionado pelo aumento das operações de comércio eletrônico e pela modernização dos serviços de distribuição. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o segmento deverá ofertar mais de 150 mil vagas no país em 2025. No estado de São Paulo, muitas dessas oportunidades são disponibilizadas por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Somente em janeiro deste ano, mais de 6,9 mil vagas foram abertas na área.

Crescimento expressivo nas contratações

Em 2024, o número de oportunidades no setor logístico aumentou significativamente. De janeiro a dezembro do ano passado, cerca de 88,7 mil vagas foram ofertadas pelos PATs, um crescimento de quase 38% em relação a 2023, quando aproximadamente 64 mil empregos foram divulgados. As vagas abrangem cargos como auxiliar de logística, analista de logística, supervisor, gerente e tecnólogo em logística de transporte.

“O setor de logística e transporte é fundamental para a economia e está em franca expansão. As novas tecnologias e o crescimento dos serviços de e-commerce e marketplaces têm impulsionado essa área. Isso representa desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda, pois cria novas oportunidades para a população”, destaca Mariana Rodrigues, coordenadora de operações da SDE.

Oportunidades e inclusão no mercado de trabalho

O crescimento das vagas reflete diretamente na empregabilidade. Luciana Belmiro, 42 anos, moradora de Carapicuíba, conseguiu uma dessas oportunidades e há seis meses trabalha como auxiliar de logística em uma multinacional do setor de marketplaces.

“Utilizo o serviço do PAT há cerca de cinco anos e já consegui diversas oportunidades de emprego. O atendimento é muito eficiente, especialmente em Carapicuíba, onde há uma unidade no shopping da cidade, facilitando o acesso e agilizando os processos”, afirma Luciana.

Além da logística, os PATs também oferecem vagas em outros setores, como administração, construção civil e mecânica, ampliando as possibilidades para os trabalhadores.

Qualificação e crescimento profissional

Luciana, formada em administração com foco em recursos humanos, pretende continuar na área de logística e buscar novos conhecimentos para avançar na carreira. “Nos últimos três anos, tenho trabalhado nesse setor e agora quero me especializar ainda mais para crescer dentro da empresa em que estou”, conta.

Com a ampliação das oportunidades e a diversificação dos cargos disponíveis, o setor de logística se consolida como um dos principais motores do mercado de trabalho em São Paulo, impulsionando a economia e promovendo a inclusão profissional.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *