Fernanda Bueno, consultora Sebrae. Crédito da foto: Elaine Lina

Da redação. Por: Elaine Lina

O encontro aconteceu no sábado (25), na sede da AEAAAR, e teve palestra de uma consultora do Sebrae e também de uma especialista contábil sobre todos os detalhes de se tornar MEI e fazer crescer o negócio a partir daí. A realização foi do JVN em parceria com os grupos de empreendedoras Olhar Feminino e Empreenda Atibaia

A tarde de sábado foi especial para um grupo de empreendedoras que se reuniu na sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Atibaia e Região (AEAAAR) e participou de um evento gratuito promovido pelo JVN em parceria com o Olhar Feminino e o Empreenda Atibaia, com apoio do Sebrae.

Adriana Duarte Cintra, vice-presidente da AEAAAR, durante abertura do evento. Foto: Elaine Lina

A abertura foi feita pela vice-presidente da associação, Adriana Duarte Cintra, que falou sobre a importância da participação feminina no mercado de trabalho e no empreendedorismo. Depois, a consultora do Sebrae e colunista do JVN, Fernanda Bueno, ministrou uma palestra abordando os principais aspectos legais e mercadológicos de uma MEI, pontuou todos os critérios para se tornar e se manter enquadrado nessa categoria empresarial, ilustrando com exemplos reais de empreendimentos que o Sebrae acompanha na região. Com isso, as participantes puderam comparar suas próprias trajetórias, inpsirando-se e até corrigindo entendimentos que poderiam atrasar e até inviabilizar o crescimento de seus negócios. Fernanda ainda realizou uma dinâmica com as presentes, em que deu dicas de como criar um bom pitch de vendas e estimulou que algumas participantes fizessem uma experiência de improvido para o restante dos presentes.

Fernanda Bueno, do Sebrae. Foto: Elaine Lina
Carolina Castro, da Régulus Contábil. Foto: Elaine Lina

Depois, foi a vez da especilista em contabilidade Carolina Castro, da Régulus Contábil, apresentar recursos profissionais disponíveis para as empreendendoras que até então acreditavam que ter um contador auxiliando na gestão do negócio era algo inviável para elas. Carolina apresentou simulação de custos e investimentos para estar totalmente coberta em todas as obrigações legais de uma MEI e assim ter mais tranquilidade para crescer, e também tirou dúvidas pontuais de algumas participantes que já possuem MEI mas que não tinham certeza de estarem cumprindo tudo como é preciso. “Gosto de alertar as pessoas que nos procuram com dúvidas na abertura ou apuração de MEIs que sim, é possível fazer tudo sozinho e pode dar tudo certo. Mas também pode dar algo errado e aí, às vezes por um equívoco numa declaração em algum momento, a conta no final pode ser bem mais cara que investir em assessoria contábil. O risco não compensa, até porque os valores a investir hoje em dia são muito acessíveis e a segurança que o empreendedor tem para crescer vale o investimento“, comentou.

O encontro também valeu para criar conexão entre os negócios das participantes. Foi o caso da Geni Moreira, diarista em São Paulo e dona da marca Geny’sClean, e a personal organizer Karin Pires, de Atibaia, que assina como Karin Maravilha Organizer. Elas se conheceram no evento e rapidamente identificaram que atendem ao mesmo público, em necessidades diferentes e complementares, e que poderiam indicar uma à outra para seus clientes, gerando assim mais negócios para ambas. “A mulher tem competência e força para realizar tudo o que quiser, só precisa correr atrás dos seus sonhos e buscar se capacitar sempre, se informar sobre tudo que possa ajudar seu desenvolvimento. Eu faço isso e sou muito feliz com a profissão que escolhi. A Karin também é assim e por isso agora vou conversar com ela e tenho certeza que juntas vamos aumentar ainda mais nossa clientela“, declarou Geni. Karin também se disse entusiasmada com o conteúdo do evento e afirmou: “Espero me tornar uma mulher reconhecida pelo meu trabalho na cidade de Atibaia. Amo a organização, que é gratificante não somente pela remuneração, mas pela satisfação de trazer bem estar, qualidade de vida e otimização de tempo para as pessoas. Organização não é luxo e sim uma necessidade nos dias de hoje“.

Karin Pires, da Karin Maravilha Organizer, e Geni Moreira, da Geny’s Clean. Foto cedida por Geni Moreira
Val Souza, da Essência e Vida. Foto: Elaine Lina

Outra participante que se destacou foi Val Souza, da Essência e Vida, que fez seu pitch apresentando seu trabalho com velas aromáticas, difusores e sabonetes artesanais, e ainda aproveitou para divulgar outro evento voltado às mulheres que ela mesma está organizando. O encontro, que será uma tarde de chá, terá três palestras: a primeira, com a personal trainer Cláudia Alves, tratará de saúde e bem estar. Depois, a psicóloga Andréia Matrone falará de autocuidado e relacionamentos. Por fim, a própria Val Souza falará sobre ginecologia natural. O evento acontecerá no dia 1° de abril (sábado) às 16h em Atibaia e tem vagas limitadas. As incrições podem ser feitas pelo wsp (11) 94468-1821 enviando nome completo e comprovante de pagamento da inscrição que tem um custo de R$20,00. O pagamento pode ser feito pela chave-pix 48671638000180 (cnpj).

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *