Com mercado saturado nas capitais, marcas investem em cidades menores por menor concorrência, custos reduzidos e alta aceitação dos consumidores

Enquanto os grandes centros urbanos enfrentam saturação do mercado e custos operacionais elevados, as cidades de pequeno e médio porte têm se tornado o novo foco de crescimento para redes de franquias e grandes empresas. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor teve um crescimento de 13,5% em 2024, alcançando um faturamento de R$ 273,083 bilhões — resultado impulsionado, em grande parte, pela interiorização das marcas.

Interior como oportunidade estratégica

Entre os exemplos de empresas que apostam nesse movimento está a Jumper! Profissões e Idiomas, rede educacional que oferece mais de 40 cursos profissionalizantes e de idiomas. Atualmente, 80% das unidades da franquia estão localizadas no interior do país.

“Um dos principais fatores que nos leva a investir em cidades de pequeno e médio porte é o aumento do poder de consumo nessas localidades. Muitas vezes, acredita-se que o interesse do consumidor está apenas nas capitais, mas não é o que observamos”, afirma Eleandro da Costa, CEO e sócio da rede.

Segundo o executivo, o interior também atrai grandes indústrias, o que fortalece a economia local e amplia as oportunidades de negócios. “A concorrência é consideravelmente menor do que nos grandes centros”, destaca.

Menor custo, maior aceitação

Além do mercado promissor, os custos operacionais mais baixos, como aluguel e folha de pagamento, tornam o interior ainda mais atrativo. Outro fator relevante é a alta receptividade dos consumidores locais.

“Essas cidades valorizam o atendimento padronizado e a excelência no serviço, especialmente porque antes não tinham acesso a esse tipo de oferta. Isso gera um alto índice de aceitação, tanto pela novidade quanto pela personalização”, afirma Eleandro.

Capacitação e impacto social

A presença de marcas como a Jumper! também contribui para a qualificação profissional dos moradores, ampliando as perspectivas de empregabilidade e empreendedorismo nas regiões interioranas.

“Estar presente no interior é fundamental para o crescimento e consolidação da marca. O acesso à qualificação de maneira democrática é um diferencial na capacitação dos moradores, seja para atuação em suas próprias cidades ou para aqueles que desejam migrar de local com uma qualificação profissional”, conclui o CEO.

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