No varejo e nas franquias, escolher o ponto certo não é apenas uma questão de localização
— é uma questão de sobrevivência. A escolha errada pode gerar prejuízos, mix de produto inadequado com o público no entorno, baixo giro, canibalização/conflitos territoriais e até fechamento prematuro da operação.
É por isso que cada vez mais, as empresas recorrem ao geomarketing, a técnica que une dados geográficos, comportamento de consumo e inteligência de mercado, para tomar decisões melhores — e mais seguras.
O que o Geomarketing pode fazer pelo Varejo?
Muita coisa, mas, abaixo, apresento algumas aplicações:
- Analisar áreas de influência: saber de onde vêm seus clientes e até onde eles estão dispostos a se deslocar por sua marca.
- Encontrar lacunas de mercado: detectar regiões com boa demanda e baixa oferta.
- Ajustar mix de produtos por região: bairros diferentes têm comportamentos e consumo distintos.
- Entender o impacto do entorno: presença de concorrentes, geradores de fluxo, barreiras físicas ou invisíveis, fluxo de pedestres e veículos, trânsito típico, acesso ao transporte público, entre outros fatores.
Pense em uma loja de roupas. Em uma região com alto fluxo de escritórios o foco pode estar em roupas sociais e acessórios práticos. Já em bairros residenciais com alto número de famílias, a estratégia pode priorizar conforto, roupas para atividades físicas, modelos casuais, linhas infantis, etc.
E no caso das Franquias?
Além dos tópicos citados acima, o desafio vai além do ponto: é necessário desenhar territórios de atuação equilibrados, com potencial de mercado compatível com o investimento de cada franqueado.
E neste caso, o geomarketing permite também:
- Delimitar áreas exclusivas de operação, com base em critérios populacionais, renda, perfil de consumo, deslocamento médio, etc.
- Evitar a canibalização entre unidades próximas.
- Planejar a expansão com consistência, garantindo sustentabilidade da rede a longo prazo.
- Identificar cidades prioritárias, com alto índice de aderência ao perfil da marca.
Vamos pegar como exemplo a cidade de Sorocaba, com mais de 750 mil habitantes. Quantas unidades da sua franquia essa cidade pode comportar? Onde abrir a primeira loja? Ou as demais? Qual seria a área de influência de cada ponto? E como garantir que elas não compitam entre si? E a concorrência? Quem são e onde estão?
Essas são perguntas que só a inteligência territorial pode responder com precisão.
Crescer não é apenas ocupar espaço. É entender o território!
Quem domina o geomarketing não apenas abre lojas — constrói presença e cobre mercados. Transforma dados em decisões estratégicas. Conecta-se com as pessoas certas, nos lugares certos.
Negócios que se apoiam apenas na intuição arriscam tempo e recursos. Já quem trabalha com dados geoespaciais sabe onde atacar, adaptar ou evitar — e sai na frente da concorrência.
Quer aprender a aplicar essas estratégias ao seu negócio ou à sua rede?
Então eu te faço um convite! Em julho, estarei dando o curso de férias Geomarketing para Varejo e Franquias — com aulas online ao vivo ou presenciais na ESPM (SP). Um mergulho prático e estratégico para quem quer transformar território em vantagem competitiva.
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Te vejo lá para falarmos mais sobre o assunto!

Profissional de comunicação com mais de 25 anos de experiência, especializado em Pesquisa de Mercado, Atendimento e Planejamento de Mídia e Comunicação, Fábio Inoue atuou em diversas agências em Mogi das Cruzes e São Paulo, lidando com clientes de diferentes portes e atuações. Além disso, é docente há mais de 16 anos em cursos de Comunicação Social, coordenando também cursos de MBA em Marketing Digital, Gestão de Marcas e Branding. Participou ativamente da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) e do Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia em Mogi das Cruzes. Graduado em Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em Gerenciamento Estratégico de Marketing, atua no mercado desde 1996. Apaixonado por livros, é fã de Star Wars e torcedor do Barcelona FC.
