Declarar consórcio é obrigatório no imposto de renda de 2025

Com o prazo de entrega da Declaração Anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, referente ao ano-calendário 2024, se aproximando (17 de março a 30 de maio), surge para muitos contribuintes a dúvida sobre como declarar o consórcio. A obrigatoriedade de informar a cota, seja ela de veículo, imóvel ou serviço, e independentemente de ter sido contemplada ou não, é um ponto crucial que exige atenção.

Para auxiliar os consorciados nesse processo, a Ademicon, a maior administradora independente de consórcio do Brasil em créditos ativos, oferece um guia com as principais orientações sobre a declaração. Jonathas Poletto, especialista contábil da Ademicon, esclarece as diferenças na declaração entre cotas não contempladas e aquelas em que o crédito já foi utilizado para a aquisição de um bem. “Existem códigos específicos para cada situação e, no caso de compra de um bem, é preciso declarar não apenas o consórcio, mas também o próprio bem móvel ou imóvel adquirido, especificando se a quitação foi total ou parcial”, explica o especialista.

Poletto destaca alguns passos essenciais para declarar o consórcio no Imposto de Renda 2025:

  • Solicite o informe de rendimentos à sua administradora de consórcio: Este documento contém todas as informações solicitadas pela Receita Federal para a declaração da sua cota.
  • Descreva cada cota que você possui: Informe os valores das parcelas pagas, os valores das parcelas ainda a pagar e os valores pagos em lance (se houver). Indique também se a cota foi contemplada ou não, se o bem já foi entregue e se o consórcio está quitado total ou parcialmente.
  • Em caso de dúvidas, procure um profissional da área contábil: Um contador pode oferecer auxílio especializado para garantir que a declaração seja preenchida corretamente, evitando assim a malha fina da Receita Federal por informações incorretas ou faltantes.

Jonathas Poletto reforça a importância de os contribuintes ficarem atentos aos prazos e cumprirem os procedimentos corretamente para evitar problemas com a Receita Federal. “A declaração de Imposto de Renda é uma obrigação que, se não cumprida, pode gerar impedimentos na emissão de documentos, restrições em movimentações financeiras e dificuldades para assumir cargos públicos. É fundamental que a população não deixe para declarar na última hora”, finaliza o especialista.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *