Pesquisa nacional da Brasil Júnior revela que mais da metade dos universitários desejam flexibilidade, conexão com valores da empresa e mobilidade geográfica

A flexibilidade no ambiente de trabalho é prioridade para os jovens brasileiros. Segundo a Pesquisa de Carreira 2024, realizada pela Brasil Júnior, 54,1% dos universitários entrevistados preferem seguir carreira no mercado sênior em modelo híbrido — que combina o presencial com o remoto. O estudo ouviu 4.544 estudantes do Movimento Empresa Júnior, presente em 270 instituições de ensino superior em todo o país.

Autonomia com vínculo

Além da preferência pelo trabalho híbrido, 54,6% dos jovens afirmaram que estariam dispostos a se mudar de cidade ou estado para atuar em uma empresa nos próximos dois anos. Apenas 19,5% descartam essa possibilidade. Segundo a Brasil Júnior, os resultados indicam uma geração que valoriza liberdade, mas também pertencimento.

“A Geração Z quer liberdade, mas também quer pertencer. O híbrido permite conexão com a cultura da empresa sem abrir mão da rotina individual”, afirma Caio, presidente executivo da organização.

Os dados apontam que 26,6% ainda optam pelo modelo presencial e 19,3% preferem o trabalho remoto integral. No entanto, o modelo híbrido tem se destacado por proporcionar equilíbrio entre produtividade, engajamento e vida pessoal.

Mobilidade com propósito

A disposição para mudar de cidade ou estado está fortemente associada ao propósito. “Eles não se mudam só por salário. Se o trabalho for vazio ou desconectado dos valores pessoais, os profissionais preferem permanecer onde estão”, complementa Caio.

O estudo também mostra que os estudantes envolvidos com Empresas Juniores — que prestam serviços reais ao mercado por meio de organizações sem fins lucrativos — são, em sua maioria, das áreas de Engenharias e Tecnologias (33,3%), Ciências Sociais Aplicadas (15,1%), Exatas (10,7%), Humanas (10,5%) e Saúde (6,2%).

Com forte presença nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste, o levantamento não contou com participantes do Amapá e Rondônia nesta edição.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *