Fernanda Bueno, do Sebrae. Foto: Elaine Lina
Da Redação. Reportagem: Elaine Lina
O PDL é uma realização da Prefeitura em parceira com o Sebrae, e o apresentação da edição 2023 ocorreu durante evento no Cine Itá, na semana passada
Na terça-feira (28/02), no auditório do Cine Itá, foi lançado o Plano de Desenvolvimento Local (PDL) 2023 para Atibaia. O plano – que nos últimos dois anos realizou mais de 30mil atendimentos – tem como objetivo potenciliazar os trabalhos que já existem na cidade e criar novos programas para geração de desenvolvimento sustentável. A abertura do evento foi feita por Waldemar Gonçalves Neto, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Atibaia, que deu boas vindas aos presentes; em seguida foi a vez de Renato Russomano, vice-presidente da ACIA – que também apoia o projeto. Logo depois, Sérgio Gromik, gerente regional do Sebrae-SP, lembrou da parceria de longa data entre o Sebrae e a cidade de Atibaia e afirmou que “Hoje, todos os programas que o Sebrae realiza em São Paulo acontecem também em Atibaia“. E sobre o trabalho que o Sebrae realiza com exclusividade para os micro e pequenos empreendedores ele afirmou; “Partimos de um norte muito simples: 99% das empresas do Brasil são micro e pequenas. E 52% de todos os empregos formais hoje são gerados por essas empresas.” E completou: “O Sebrae vai trabalhar na frente da Capital Nacional do Morango (Atibaia)”.
Fernando Bueno, consultora do Sebrae em Atibaia, apresentou aos cerca de cem presentes os detalhes do PDL, dividido em quatro frentes: Políticas Públicas, Inclusão Produtiva, Melhoria da Competitivadade e Cultura Empreendedora. Fernanda lembrou que essa é a terceira edição do PDL em Atibaia, conforme lembra Fernanda: “Iniciamos o planejamento das ações em 2021 e, todos os anos, refazemos a reunião de alinhamento com a prefeitura e a Associação Comercial. No dia 5 de janeiro deste ano aconteceu a nossa reunião com a presença do prefeito e todos os secretários, e ali criamos as ações para essa edição, com base em um maior acompanhamento dos empresários. A partir disso, definimos os segmentos em que iremos atuar“. Sobre o objetivo do evento, Fernanda disse que “era apresentar os programas que teremos em 2023 e trazer um conteúdo de qualidade para os empresários, através da palestra com a renomada Katia Teixeira“. Fernanda disse ainda que considera que esse objetivo foi atingido, já que “tivemos mais de 100 participantes e recebemos muitos feedbacks positivos dos presentes“, completou.
Também foram detalhados os programas em andamento como parte do PDL e que estarão à disposição dos empreendedores interessados ao longo de todo o ano. São eles:
- Programa Ali Mais Brasil: voltado a empresas de porte ME ou EPP, é focado em inovação e prevê o acompanhamento gratuito de até seis meses por agentes locais de inovação. Próxima turma inicia em junho com vagas limitadas.
- Projeto Comércio Varejista: atenderá este ano 30 micro empresários desse segmento.
- Projeto Multisetorial ME e EPP: atenderá trinta micro empresários de diversos segmentos.
- Projeto Multisetorial MEI: atenderá 30 MEIs de diversos segmentos.
- Encadeamento Produtivo: atenderá 30 micro empresários do setor automobilístico.
- Projeto TIC: atenderá 30 micro empresários do segmento de TIC (tecnologia da informação e economia criativa) e Startups.
O público presente ao evento aprovou a iniciativa. Fernando Caetano, empresário em Atibaia proprietário da Caetano Aluminox, declarou: “Achei sensacional muito impactante, vou levar uma lição de vida e aplicar tanto na vida empresarial quanto particular“. O também empresário Noel Reis, dono da Rey Festas, disse que achou o evento “emocionante e elucidativo“. E completou dizendo: “Gostei especialmente dos programas Ali Brasil Mais e o Multisetorial ME e EPP. Vou buscar mais informações para saber qual poderá ajudar mais o meu negócio“. Também presente ao evento, Igor Cardoso, sócio-diretor da Mokeka Publicidade e colunista do JVN, destacou que esse tipo de iniciativa é essencial para promover o crescimento sustentável da economia da cidade. Já o Diretor de Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Atibaia, André Elesbão, integrante ativo da equipe responsável pelo PDL, ficou feliz com o resultado do evento: “Foi (um trabalho) árduo mas graças aos parceiros (Acia e Sebrae), conseguimos entregar um evento muito bom!” concluiu.
1 comentário