Skip to content
Lea Rosa_foto quadrada

Léa Rosa e convidados

Léa Rosa é advogada, pós-graduada em Direito Empresarial e em Direito Ambiental pela PUC MG;  corretora de imóveis, consultora de negócios jurídicos e sócia da empresa Projetus Regularizações. Nesta coluna, ela e seus convidados compartilham suas experiências de atuação no complexo mercado de construção e imóveis, ajudando as empresas a compreendê-lo e a superar seus desafios com mais tranquilidade e mitigação de riscos.

Ao longo da minha experiência profissional, percebi que existem vários tipos de relações no mercado imobiliário e que as pessoas assumiam papéis diferentes conforme o caso! Isso me acendeu um alerta! O consumidor ou cliente que compra imóveis não é o mesmo sempre, ora se comporta como mero comprador adquirindo<span …

Quando falamos em estudo de viabilidade dá impressão que ele se aplica somente a grandes empreendimentos imobiliários (loteamentos, conjuntos de edifícios etc) mas, a cada dia que passa, o pequeno e o médio investidores tem recorrido a essa ferramenta importante antes de se aventurar na compra de um lote ou<span …

Muitas pessoas quando têm algum dinheiro a mais para investir pensam em investir em imóveis. Imóvel é e sempre será uma excelente escolha sim, seja para construir, venda, locação ou parceria (terrenista x incorporador). Ocorre que muitas pessoas se aventuram, empolgam-se querendo comprar barato, lotes ou glebas em locais que<span …

Primeiramente, você sabe o que significam projetos complementares de uma obra? Antigamente, o projeto arquitetônico era suficiente para construir, mas, com o passar do tempo, as exigências foram aumentando e os próprios clientes investidores quando compram ou constroem já exigem a realização dos projetos complementares. Projeto elétrico, por exemplo, serve<span …

Estamos entrando no período eleitoral que vai de 15/08 à 06/10 e essa é uma pergunta bem interessante e frequente no meio imobiliário, você sabe o que a eleição pode interferir na Construção Civil, na aprovação de projetos e nas obras públicas, você tem idéia? Vamos explicar em seguida! O<span …

Muito se fala em Direito do Consumidor, mas a visão geral é que seria uma pessoa física, que compra produtos ou serviços comuns e que é sempre a “parte mais fraca” – ou como a Lei Consumerista diz, hipossuficiente da relação contratual. Será mesmo assim? Bom, vamos primeiro ao conceito<span …

No dia a dia do nosso trabalho tenho me deparado com situações que me causam muita tristeza! Proprietários e imobiliárias no intuito de ganhar dinheiro (não tem outra palavra) colocam verdadeiros “cacarecos” para locação, “maquiando” os imóveis de forma que pareçam habitáveis, mas, que no fundo sabemos vão apresentar problemas<span …

Por: Renato Pipek Ao adquirir um imóvel você já se deparou com termos como “incorporação condominial” e “incorporação imobiliária”? Esses conceitos são distintos e fundamentais no mercado imobiliário para quem quer investir seja para morar, para alugar, pra renda, no processo de incorporação ou ainda como consumidor final. Neste artigo,<span …

*Por: Léa Rosa Quando falamos em multidisciplinariedade no ambiente de trabalho, logo pensamos na área da saúde ou na área de humanas correto? Mas, no meu ponto de vista, o exemplo mais comum na verdade ocorre na Construção Civil, e quem é o maestro desta orquestra é o Engenheiro Civil<span …

*Por: Renato Pipek Ao longo dos anos na Construção Civil ao elaborar projetos estruturais e, principalmente, gerenciar obras para terceiros, sempre me deparei com o cliente indagando o porquê de ter que realizar o estudo do solo, sendo que um parente que construiu ou o pedreiro de confiança falou que:<span …

2024 | Todos os direitos reservados a Jornal Visão de Negócios | Desenvolvido por Mokeka Publicidade