O líder é um papel dentro da estrutura de grupos e equipes. Os papéis determinam a influência que eu, como líder, tenho nessa equipe. Ou seja, o líder é um papel concedido pela equipe.

O líder cuida das necessidades emocionais e do bem-estar do grupo e da equipe. Ele estimula a sensação de segurança e confiança. Um ponto importante para ressaltar é: eu posso desejar ser um líder, mas se a equipe não conceder a liderança para mim, de nada adianta. Isto porque a liderança é um papel desempenhado na equipe e, como todo papel, é relacional – só existe nesta relação.

O papel do líder é gerar mobilização, engajamento e um clima de segurança e confiança na direção, no trabalho, nos indivíduos e no grupo. Todo ser humano, ao ingressar em grupos, têm necessidades básicas:

1. Ser aceito

2. Ser reconhecido e influenciar

3. Satisfazer suas necessidades

E para facilitar este processo precisamos entender o comportamento das pessoas, vou explicar primeiramente a metodologia DISC que é utilizada para ajudar na identificação de características comportamentais que uma pessoa apresenta e que pode ser aplicado para diversas áreas e não somente dentro do RH como muitas pessoas pensam. O DISC permite que os líderes, vendedores e as equipes sejam mais assertivos em suas abordagens, pois saberão com que tipo comportamental de cliente estão lidando.

O autor desta teoria foi o Dr. William Moulton Marston que fez parte do nosso mundo de maio de 1893 a maio de 1947 e ao longo desses mais de 50 anos deixou um legado para o mundo inteiro. Nasceu nos Estados Unidos e era inventor, escritor de quadrinhos e psicólogo – foi nada menos que PhD em Psicologia pela Universidade de Harvard.

Curioso por natureza, estudou o comportamento dos indivíduos normais (e digo normais porque até então costumavam estudar somente aqueles com alguma patologia ou desvio comportamental) e descobriu que o perfil comportamental de cada pessoa é formado pela combinação de quatro fatores:

Dominância (D), Influência (I), eStabilidade (S) e Conformidade (C).

O estudo de Marston foi publicado em um livro chamado Emotions of Normal People (As Emoções das Pessoas Normais) e passou a ser aprofundado por muitos e muitos estudiosos mundo afora.

Ao identificar o perfil do cliente com quem irá se relacionar, se é o de Dominância, Influência, Estabilidade ou Conformidade, fica mais fácil definir como deverão ser as interações com cada um para gerar relacionamento e futuramente, influenciar a sua equipe com os seus resultados e os clientes a fecharem negócios.

Compreenda cada perfil abaixo:

  1. Dominante: indica como a pessoa lida com problemas e desafios. As suas características são determinação, independência, automotivação, dinamismo nas relações interpessoais;
  2. Influente: indica como a pessoa lida com outras e as influência. Principais qualidades:  sociabilidade, entusiasmo, confiança;
  3. Estabilidade: indica como a pessoa lida com mudanças e estabelece o seu ritmo. Os principais traços são: paciência, consideração, persistência;
  4. Conformidade: indica como a pessoa lida com regras e procedimentos estabelecidos por outros. Principais descritores: exatidão, responsabilidade, clareza, qualidade.

Agora me conta qual é o seu perfil, o da sua equipe e o dos seus clientes?

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