Dá para fazer publicidade, divulgar um produto ou uma ideia, sem marketing? A resposta curta é não. Ao mesmo tempo em que não dá para fazer uma moqueca, sem peixe. Uma coisa depende da outra.
O que observo em conversas com vários empresários, é o entendimento equivocado sobre o que é marketing. Segundo Philip Kotler, um dos principais profissionais do setor, marketing “é o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores”. E ele ainda nos ensina que o marketing está alicerçado em quatro pilares, sendo eles: produto (serviço), preço, praça e promoção. Esses pilares precisam estar bem equilibrados para que não haja desarmonia entre a empresa e o consumidor.
Comumente, a publicidade é confundida como sendo marketing. Por mais que tenham uma relação direta, marketing é como uma grande panela, na qual a publicidade é apenas um ingrediente. Enquanto o marketing está relacionado à gestão estratégica mercadológica da empresa, a publicidade é uma das ferramentas do marketing, que é utilizada para dar visibilidade e tornar conhecidas as ideias, os produtos e serviços de uma empresa.
No mix de marketing, o fato de chamar promoção, não quer dizer que seja um desconto, compre dois e leve um, entre outras modalidades promocionais. Promoção, nesse contexto, refere-se à comunicação, com a finalidade de responder a um objetivo comercial. Em outras palavras, os objetivos que a empresa pretende atingir, dentro do seu mercado de atuação, em um determinado período de tempo.
Em se tratando de publicidade, essa não tem a função da venda, mas sim, despertar o desejo do consumidor e suprir suas necessidades, assim como estimular o consumidor a procurar o ponto de venda. Cabe ao marketing, juntamente com vendas, estruturar um ambiente onde o cliente seja bem atendido, com estímulos corretos e argumentos concretos para proceder a venda.
Quando partimos para o lado dos profissionais, as competências são bem diferentes umas das outras. Enquanto os profissionais de marketing são mais analíticos, os profissionais de publicidade buscam por soluções criativas.
Olha, a parte de comunicação, como uma ferramenta do marketing, não se limita apenas à publicidade. Existem outras ferramentas que são tão importantes quanto a propaganda. Relações Públicas, endomarketing, promoções, branding, entre tantas outras compõem as principais ferramentas de comunicação.
Pessoa, este é o último artigo deste ano. Quero desejar um santo Natal a você e a todos da sua família e amigos, assim como um excelente 2023, com muita prosperidade e saúde.
Nos vemos em 2023.
Sou um apaixonado por contar histórias e temperar as marcas das empresas que atendo. Sou graduado em Publicidade e Propaganda pela UNIFAAT, com pós-graduação em Marketing e Comunicação e especialização em Criação Publicitária e Planejamento de Campanha, ambas pela Universidade Anhembi Morumbi. Possuo mais de 15 anos de experiência em comunicação e marketing. Atualmente sou sócio e Diretor de Criação na Mokeka Publicidade e professor universitário de Redação Publicitária no curso de Comunicação Social.