Você já deve ter ouvido falar que a primeira impressão é a que fica, certo? Mas você sabia que
levamos de 30 segundos a 3 minutos para formar a nossa opinião sobre uma outra pessoa? Nossa imagem fala muito sobre nós, por isso, é importante trabalhar o marketing pessoal.
Listei algumas dicas para você estar preparado para os desafios da nossa vida.
Prepare-se
Nada mais importante do que estar preparado para o dia. Reflita sobre a empresa que quer prospectar, veja de que forma você poderá contribuir, tenha um objetivo claro de que imagem quer passar. Treine com familiares e amigos as possíveis objeções. Isso te deixará mais seguro e confiante para conversar com o cliente.
Pontualidade na visita
Imprevistos podem acontecer e quanto mais antecipado você estiver, menor a chance de ser pego de surpresa. Chegar com 15 minutos de antecedência é importante para que você repassar na cabeça como fará a sua apresentação e os pontos fortes do seu negócio
Fique atento a sua postura
Os pequenos detalhes fazem toda a diferença. Olhar nos olhos, dar um aperto de mãos
firme, cuidado com o tom de voz, falar com calma em um volume adequado, sentar-se
com elegância e cuidado com os gestos e expressões faciais são fundamentais para
demonstrar respeito com quem estamos falando e melhora a sua imagem pessoal.
Cuide do seu visual
O principal é que o visual demonstre quem você é. Você quer passar que imagem
para os outros? Então os cuidados com o cabelo, unhas e roupas irá transmitir a
imagem que deseja passar. Conhecendo um pouco mais a empresa cliente e qual imagem você quer passar da sua empresa, você saberá a roupa certa para usar, o bom senso é fundamental.
Cuidado com a sua imagem virtual
Opiniões particulares, fotos com momentos de lazer, tantos nas redes sociais como no WhatsApp devem ser avaliados. Sabemos que temos uma vida pessoal fora da empresa, mas o importante é lembrar de que forma eu quero ser visto, isso te ajudará a definir que tipo de informação poderá postar.
Trabalhe a sua comunicação e seja um bom ouvinte
Saber se comunicar é importante para qualquer ambiente. Usar a linguagem de forma adequada, utilizando sempre o português correto, evitando gírias e palavras deselegantes. Falar bem não é utilizar palavras difíceis, mas sim, se expressar e ter cuidado ao colocar cada palavra, de forma que não magoe os outros. Saber ouvir também é muito importante, dê espaço para que o outro também fale, espere a sua vez e saiba aprender em cada momento, isso demonstra humildade e respeito pelas pessoas.
Como contribuição adicional sugiro que vocês tenham os diferenciais do seu produto e serviço na ponta da língua, assim, saberá apresentar os motivos para o seu cliente comprar.
Até breve
Empresária, pós-graduada em Empreendedorismo de Alto Impacto e Inovação Aplicada aos Negócios pela Escola Superior de Empreendedorismo e Gestão de Comunicação e em Marketing pela Universidade de São Paulo – USP. Possui quase 15 anos de experiência como consultora de Marketing. Professora, mãe empreendedora e apaixonada por aprender e ensinar. Foi consultora de Marketing do Sebrae-SP por mais de 10 anos, nos quais realizou consultorias e ministrou palestras e cursos na área de empreendedorismo, estratégias empresariais, marketing digital, divulgação e vendas.