(Foto: Réka Dartte)
Obra reúne poesia, memória e cultura popular; lançamento será no dia 25 de maio, com sessão de autógrafos e distribuição gratuita de exemplares
A mestra Maria Rosalina, figura marcante da cultura popular na Região Bragantina, lança seu primeiro livro neste sábado, 25 de maio, durante a tradicional Festa do Divino, em Bragança Paulista. A obra Memórias poéticas de uma congadeira será apresentada ao público às 13h, no Espaço Cultural Sítio Primavera, no bairro Morro Grande da Boa Vista.
Poesia, tradição e resistência
A publicação reúne poemas, cantigas, narrativas e fotografias da própria autora, mestra da Congada Azul — grupo fundado por seu pai, Mestre José Gonçalves de Souza (in memoriam), na década de 1940. Criada na tradição congadeira, Maria Rosalina começou a escrever aos 47 anos, transformando sua vivência em poesia. Aos 67, realiza agora o sonho de publicar seu primeiro livro.
Idealizada por ela e sua filha Amanda, a obra foi realizada em parceria com a escritora e produtora cultural Jussara Reis e a fotógrafa e produtora cultural Réka Dartte.
“Este livro é um convite à reflexão sobre memória, pertencimento e valorização da cultura popular”, destacam as organizadoras do projeto.
Distribuição gratuita durante o evento
A autora estará presente no lançamento para uma sessão de autógrafos e distribuição gratuita de exemplares, das 13h às 14h. Quem quiser garantir um exemplar com antecedência pode fazer a reserva por meio do link disponível na bio do Instagram @congadaazul.

(Imagem: Réka Dartte)