O Canvas – Modelo de Negócios, chamado Business Model Canvas em inglês, é uma ferramenta visual que ajuda a descrever, visualizar, desafiar e inventar modelos de negócios de uma maneira estruturada. É uma metodologia popular e eficaz criada por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur no livro “Business Model Generation” lançado em 2010.

Modelar um negócio é o processo de criar uma imagem, uma representação visual da estrutura e funcionamento de uma empresa para dar um norte em sua tomada de decisão. Essa representação, pode ser realizada com ferramentas como a apresentada abaixo, para ajuda a compreender e informar diversos aspectos do negócio de uma forma clara e organizada.

Muitos de nós somos visuais, precisamos de um quadro que poderá nos guiar e nos orientar através do seu passo a passo. Ele deve ser colado em um local que você tenha acesso para ajustar quando necessário. Pode ser um escritório ou algum cômodo da sua casa. Você não escreve nada nesse quadro. Ele é utilizado com post it, aquele papel com cola que pode ser inserido na área em que você está desenvolvendo a ação.

E para que eu devo preencher esse quadro?

Para entender e visualizar os elementos fundamentais que compõem o modelo de negócios, como segmentos de clientes, proposta de valor, canais de distribuição, fontes de receita, recursos-chave, atividades-chave, parcerias-chave, relacionamentos com clientes e estrutura de custos.

Quando eu devo usar o modelo de negócios?

Ele pode ser utilizado em diversas situações:

Quando você está iniciando a sua empresa, para que evite cometer falhas e perder dinheiro em ações sem assertividade. Considerando aspectos como custos, receitas, proposta de valor única e a adequação ao mercado

Quando você quer inovar na sua empresa, pensa em incluir um novo produto em seu mix, é uma ferramenta fundamental para essa ampliação, quanto mais planejamento e informações você levanta, menor a chance de errar na escolha do seu mix de produto. Ou sobre como o negócio pode operar e prosperar no mercado. Isso pode envolver a realização de protótipos, experimentos ou pesquisas de mercado.

Caso você já tem uma empresa, gerando lucro ou não, e quer rever as etapas da empresa, fazer o seu planejamento com o avião em voo. Não há problema algum, o importante é realizar ações de desenvolvimento frequente. Modelagem de negócios é um processo iterativo. À medida que a empresa evolui, o modelo de negócios pode precisar ser ajustado para acompanhar as mudanças nas condições do mercado, feedback dos clientes ou gerar novas ideias internas.

Espero que você já esteja convencido de utilizar o Canvas, então a partir de agora, em cada artigo, traremos de forma detalhada os 09 blocos que formam a ferramenta.

Segmentos de Clientes, Proposta de Valor, Canais de Distribuição, Relacionamento com o Cliente, Fontes de Receita, Recursos-Chave, Atividades-Chave, Parcerias-Chave e Estrutura de Custos.

Espero você nos próximos artigos para fazermos uma imersão no seu negócio.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *