Da Redação

Com a Black Friday se aproximando, 70% dos consumidores indicam que a forma de pagamento influencia sua escolha de loja. A orquestração de pagamentos surge como solução para minimizar o abandono de carrinhos e proporcionar uma experiência de compra otimizada

Estudo recente feito pela Dito CRM e a Opinion Box destaca que 55% dos consumidores já sabem o que querem comprar na Black Friday, uma das datas mais importantes do varejo. No levantamento, 43% das pessoas afirmam que pretendem gastar mais do que no ano passado. Ainda de acordo com eles, o e-commerce é a plataforma favorita, com 43% dos indivíduos utilizando-a de forma exclusiva em 2023. No entanto, mesmo com esses números animadores, o varejista precisa ter atenção. Por existirem tantos métodos de pagamentos disponíveis no mercado, o cliente pode trocar uma empresa pelo seu concorrente caso não encontre ali a sua opção favorita.

Uma pesquisa da Adobe em parceria com a PYMNTS aponta que 70% dos consumidores ouvidos afirmam que a forma de pagamento influencia bastante na hora de escolher em qual loja virtual efetivar uma compra. “Isso pode acarretar em um dos maiores pesadelos para os varejistas: o abandono de carrinho no e-commerce. Nesse fenômeno, o consumidor seleciona os produtos que lhe interessam, coloca em seu carrinho virtual, mas, na hora de pagar, desiste da compra”, explica Walter Campos, general manager da Yuno. Estudo da E-commerce Radar mostra que esse índice chega a 82% no Brasil.

Além disso, dados da Yampi apontam que um dos principais motivos para o abandono de carrinho é quando o cliente está pronto para fechar o pedido e não acha o seu método de pagamento favorito. “Dentre os prejuízos que isso acarreta, podemos destacar a perda de receita direta, redução da taxa de conversão, impacto na reputação da marca e competitividade ameaçada”, explica Campos. O executivo também aponta um outro problema que assombra o varejo online: as compras recusadas, principalmente em situações em que o consumidor é idôneo. De acordo com a Signifyd, cerca de 52% dos brasileiros já passaram por essa situação.

Para driblar esses problemas, Campos chama a atenção para uma nova tecnologia disponível no mercado: a orquestração de pagamentos. Com bastante tração a nível mundial, os varejistas conseguem, por meio dela, selecionar em uma única tela quais métodos de pagamento desejam oferecer para seus consumidores. “Essas plataformas também se utilizam do roteamento dinâmico, tecnologia que seleciona os melhores caminhos para que uma compra seja feita. Assim, caso uma aquisição seja negada em um provedor, o sistema realiza uma tentativa automática, aumentando as chances de aprovação”, explica Campos, ao destacar que a solução também atua com os principais antifraudes do mercado, evitando os golpes mais comuns na data.

Com isso, os consumidores têm uma experiência aprimorada na plataforma, pois encontram ali seus métodos de pagamento favoritos e, de quebra, possuem um índice maior de compras aprovadas. Com isso, podem se tornar clientes assíduos e deixar avaliações positivas, o que, segundo levantamento Opinion Box e da Dito, é essencial para a Black Friday, já que 59% das pessoas costumam buscar por opiniões satisfatórias no Google antes de obter produtos. “Além disso, a orquestração de pagamentos permite a expansão de um certo varejista a novos mercados, disponibilizando métodos de pagamento internacionais e até mesmo aqueles considerados bastante alternativos. Isso colabora para um mercado mais democrático”, finaliza Campos.

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