Pode parecer uma piada ou até mesmo um comentário sem noção, mas muitos profissionais que eu atendo aqui no meu escritório, senão a grande maioria, acreditam que o networking nada mais é do que o uso indiscriminado das pessoas ao bel-prazer.
Essa ideia ou “pseudo” realidade de que o networking pode ser um pecado mortal leva muitos profissionais a se desgastarem no mundo corporativo em busca de reconhecimento, clientes e resultados. Isso porquê aprendemos desde cedo que: “amigos, amigos, negócio a parte. Essa expressão até tem um fundo de verdade quando se trata sobre a dificuldade que muitos profissionais possuem no momento de cobrar um amigo por um serviço realizado ou um produto comprado, entretanto o contrário não é verdadeiro quando falamos que dos amigos podemos obter mais da vida pessoal ou profissional.
Caso você seja da turma que acredita no pecado do networking, talvez alguns dados de mercado possam te ajudar a quebrar as regras e a entender que o maior pecado é desperdiçar contatos e relacionamentos. Pelo meu histórico de 15 anos de trabalho com recursos humanos, posso afirmar que aproximadamente mais de 80% das posições de trabalho hoje são preenchidas por indicação, além disso mais de 60% das promoções levam em consideração, além dos conhecimento técnicos e habilidades, o relacionamento entre o futuro gestor e o liderado.
Caso esses dados não sejam suficientes, a consultoria A Nielsen, líder mundial em medição, dados e análises de audiência preparou uma pesquisa sobre o poder do networking e aferiu que:
- 77% dos consumidores se sentem impulsionados a comprar um novo produto quando os descobrem através da recomendação boca a boca.
- 84% dos consumidores afirmam que confiam parcial ou totalmente em qualquer recomendação de algum membro da família.
- 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda
- Conselho de amigos e familiares representa 77% na escala de persuasão quando se trata de informação sobre novos produtos.
Eu poderia listar ainda mais e mais dados que impactam diretamente nossa vida, mas tenho certeza que você já começou a entender que aceitando ou não a máxima que os relacionamento abrem portas, você já está inserido nesta realidade e ainda não percebeu.
Claro que não é apenas saindo na rua e conhecendo um monte de gente que sua vida vai mudar, pois o bom networking precisa ser feito de forma genuína, elegante e com respeito.
Identifique as pessoas mais influentes e relevantes dentro de sua organização ou do seu negócio, isso pode fazer a diferença entre ser promovido, ser considerado ou não para um trabalho ou promoção.
Em seus negócios busque oportunidades para construir seus relacionamentos com seus clientes, fornecedores e parceiros. Ofereça algo a mais do que seu trabalho e serviço, ofereça um espaço real para estas pessoas em sua vida e nutra os bons relacionamentos como um todo, compartilhe sua visão de vida e negócios, as pessoas que possuem ideias em comum tendem a se agrupar em redes.
A palavra de ordem neste momento nas carreira é REDE, saiba se relacionar entre e através dos grupos de relacionamento que você tem, construa uma rede de contatos fortes que compartilham os mesmos princípios e objetivos, seja seu grupo da igreja, do clube, da academia, do trabalho e etc.
Ao olharmos par ao futuro, não há mais espaço para o isolamento, como a própria natureza já nos ensinou: Aquele que não evoluiu, morre, aquilo que não se desenvolve é descartado e aquilo que não tem utilidade é substituído, esse é o caminho da evolução.
E para encerrar nossa conversa de hoje gostaria de fazer a seguinte reflexão: Quem comete mais pecado é aquele que sabe o que tem que ser feito e não o faz ou aquele que não faz por não saber?
Até a próxima.
Executivo de RH e Coach Executivo de diretores, VP’s e CEO’s de empresas nacionais e multinacionais, atendendo clientes em 13 países. Foi executivo de RH de uma das maiores empresas de bens de consumo do país, já desenvolveu mais de 38.000 profissionais ao longo dos seus 24 anos de carreira. Formado em Relações Públicas pela PUCCAMP, pós-graduado em Consultoria de Carreira pela FIA/USP e com 5 certificações internacionais em PNL e Coaching Integrado. Marcos é referência em Carreira e Gestão em veículos como: Valor Econômico, InfoMoney, G1, Yahoo Finance, Globo/EPTV, SBT, Você S/A, TV Bandeirantes, Nova Brasil FM, Carreira & Negócios entre outras, tendo mais de 120 matérias publicadas.