Da Redação. Por: Elaine Lina. Foto: Henry Suzuki

Encontro aconteceu há uma semana no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), com a presença de profissionais ligados a diversas frentes de inovação

Mais um Encontro de Colegas do Ecossistema de Inovação aconteceu em nossa região. Primeiro, em abril, aconteceu um encontro em Atibaia (leia matéria aqui). E agora, no último dia 23, foi a vez de Bragança Paulista reunir algumas das pessoas mais ativas dos núcleos de inovação e desenvolvimento de novos negócios da cidade para se conhecerem, trocar ideias e identificar familiaridades e complementaridades. Muitas, inclusive, que resultam em parcerias e colaboração para aceleração de projetos.

O movimento iniciado por Henry Suzuky no final da pandemia, em São Paulo, teve o intuito inicial e despretensioso de levar para o presencial todo o network que acontecia pelas redes online durante o isolamento social, imposto pela covid. Três anos depois, o Encontro de Colegas já acontece em mais de duzentas cidades e tem reunido profissionais liberais, empresários, representantes de institutos de inovação, de incubadoras, de instituições de ensino técnico e superior e de órgãos públicos ligados ao desenvolvimento econômico.

Todo esse movimento dos Encontros de Colegas também tem rendido outros frutos. O próprio Suzuki – que esteve presente nos encontros de Atibaia e de Bragança – está à frente também, juntamente com Sandra Sinicco, do recém lançado Tech Brazil Advocates (TBA) – braço brasileiro do Global Tech Advocates, uma comunidade internacional que conecta pessoas em em todo o mundo em prol da inovação e do desenvolvimento. Diversos participantes do encontros de colegas já têm aderido ao TBA, conectando-se com outros atores de inovação em todo o Brasil, e o convite segue aberto a todos os interessados.

O encontro no campus do IFSP de Bragança Paulista, no dia 23, teve duas horas de duração e seguiu a dinâmica que já é praxe nesses encontros, com a apresentação dos participantes e dos projetos em que estão envolvidos no momento. E como costuma acontecer sempre que atores tão diversos das frentes de inovação se reúnem, também no Encontros de Colegas de Bragança Paulista houve um momento de oportunidade de investimento em startups. O coordenador de Relacionamento com a Indústria no Senai-SP – unidade de Bragança Paulista, Denis Maia, apresentou a Chamada de Aceleração Tecnológica de Startups do Senai-SP, com previsão de R$7,5 milhões em recursos econômicos próprios para projetos em oito verticais tecnológicas distintas.

O encontro, como é praxe, contou com coffee break e muito network. Algumas pessoas que participaram do encontro de Atibaia também estiveram presentes nesse dia, como a Diretora de Emprego e Renda da Prefeitura de Atibaia, Micheli Fassi, e o empresário Valter Bonani, sócio da In-Delta, além de novos convidados de Campinas e de São Paulo.

A PERCEPÇÃO DE QUEM PARTICIPOU

Claudia Ròses – IFSP

Claudia Fonseca Rosòs – Coordenadora do Núcleo Incubador do IFSP campus Bragança Paulista

Tivemos a imensa satisfação de receber no IFSP o primeiro Encontro de Colegas do Ecossistema de Inovação de Bragança Paulista. O encontro foi extremamente profícuo para estabelecer novos contatos e trocar experiências de inovação e empreendedorismo. Pudemos contar um pouco sobre os nossos desafios, dos projetos que estão incubados atualmente. Os nossos incubados participaram também e descobrimos oportunidades incríveis de cooperação e apoio técnico dos mais especializados. E aí, regados a um gostoso café que foi proporcionado pela nossa parceira, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Bragança. Tivemos a oportunidade de conhecer profissionais de grande gabarito. Então, eu e a minha colega Letícia, em nome do Instituto Federal de São Paulo e do nosso diretor João Moro, agradecemos a presença de todos esses colegas maravilhosos e que tenham muito mais oportunidade de nos encontrar aí nos próximos meses. Vamos tornar isso uma coisa mais comum e mais frequente, então, que venham mais encontros iguais a esse.”

Daniel Uehara – Oracle / mentor de Tecnologia no IFSP Bragança Paulista

Daniel Uehara – Oracle

Com o advento da Inteligência Artificial as previsões dizem que 80% das profissões que existirão em 2030 ainda não foram criadas. A colaboração entre instituições de ensino e empresas, independente de serem públicas ou privadas, são fundamentais para nos preparar para esse futuro. Participar de encontros compostos por esses atores onde colaboramos e debatemos Inovação promovendo e incentivando o nascimento de empresas e novas formas de trabalho é animador e saber que temos esse espaço aqui na região é uma esperança de que estaremos preparados para as drásticas mudanças que estão por vir. Além disso a oportunidade de conectar e conhecer pessoas brilhantes que contribuem com o nosso desenvolvimento pessoal é fantástico.

Gabriel Brito – POSZ

Gabriel Brito – CEO da P O S Z Comunicação Geracional/ mentor de Marketing no IFSP

“O encontro de networking em Bragança como o que aconteceu na última quinta feira me encheu de esperança sobre fazer bons negócios para transformar a cidade.”

Angela Alves

Angela Alves – advogada, especialista em startups

Um ambiente potente para networking genuíno. Esse ambiente de inovação e startups tem proporcionado para aqueles que de fato desejam se conectar genuinamente com o ramo, muitas possibilidades. Foi assim que eu me senti num evento de ontem, um evento que de fato trouxe conexões com pessoas que estão no ramo da tecnologia, com investidores, com mentores de área de tecnologia e que de fato querem construir um ecossistema de confiança e colaborativo. É desse modo que eu me senti lá. Não é o primeiro evento que eu participo, já participei de outros, mas esse, ele tinha uma cara informal e isso facilitou muito para as conexões e para as interações. É fato que precisamos falar de pluralidade dentro desses ambientes e ontem foi um ambiente mais plural, com muitas mulheres participando, mulheres da área de tecnologia, mulheres que já estão incubando as suas startups, que já estão recebendo mentoria nessa área. E isso facilita muito, facilita muito quando o assunto é diversidade, quando o assunto é motivar e inspirar outras mulheres para estarem nesse ambiente.”

Patrícia Toddai

Patricia Toddai, diretora da TP Connection e embaixadora do B2Woman Atibaia

Como é bom participar de encontros que higienizam nossos pensamentos, não é verdade? E essa é a principal característica do grupo de colegas de inovação. Que não tem esse nome por acaso, pois tem em seus participantes profissionais de extrema qualidade intelectual. Ontem, estive no grupo pela primeira vez e sai de lá com a cabeça fervilhando de ideias, principalmente no que diz respeito a nos conectar com mulheres super engajadas na área de tecnologia, o que para a nossa comunidade do B2Woman de Atibaia será bastante enriquecedor

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *