Você já deve ter parado para pensar, em algum momento, o que poderia fazer para agregar renda mensal à sua realidade ou mesmo em qual modelo ou nicho de mercado investir. Pois bem, existe – ainda – uma outra forma de pensar. E a Franquia pode ser uma solução para você investidor.
Por acaso você já imaginou que o celular foi uma realidade introduzida em nosso dia a dia há pouco tempo? Dentro dessa mesma forma de pensar, a maneira com que o utilizamos também mudou bastante ao longo desse curto espaço de tempo.
No mercado e na vida, tudo muda, tudo se transforma. E isso ocorre o tempo todo. Necessidades surgem ou são criadas. Hoje, qual é a tua necessidade? E, olhando de modo ainda de modo mais especial, qual a necessidade de seus amigos? O que seus familiares reclamam e ainda parece sem solução ou interesse em ser resolvido? Você podem empreender em nichos específicos para atender essas demandas represadas ou mesmo mal atendidas. Empresas do ramo de Lavanderia vêm ganhando espaço no ramo de Franquias pois atendem soluções específicas de um público que soube mapear.
Para além desse exemplo, um dia alguém pensou em conectar motoristas oferecendo um serviço – teoricamente – de maior qualidade. Desse pensamento, surgiram diversos aplicativos. Em outro dado momento, conectaram-se restaurantes, depois filmes, livros. Criaram podcasts. E você, como está seu ímpeto em mapear soluções que você pode atender ao assumir uma franquia?
Sim, é possível seguir um caminho usual e trabalhar em um ambiente dito seguro, com demanda recorrentes. Sim, é possível. Mas sobretudo é preciso entender o tamanho dos players já existente, suas estruturas, o aporte necessário e o capital de giro envolvido frente à rentabilidade possível.
Será que você é capaz de conectar e resolver a dor de alguém? Já pensou quantas vezes aquilo foi ou ainda é um problema passível de ser resolvido? E quantas pessoas tem o mesmo problema? Para além do modelo, inovando ou não, quantas te pagariam para se livrarem desse mal? Ou mesmo, será que você já descobriu um modelo de negócio e esse pode se tornar franqueável?
Caso tenha números, oportunidades, mantenha-se pensando fora da caixa. Atenda com excelência ou crie um projeto, costume, necessidade. Invente-se ou se reinvente. Mas seja sempre a referência naquilo que faz. Analise a concorrência. Atualize-se e evolua de forma constante. Pois oportunidades passam, e o tempo não volta. Empreender é desafiador. Ficar parado também.

Empresário no Segmento de Franquias com experiência em Gestão de Clientes Corporativos há mais de 25 anos. Multiprofissional formado em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela UVA – Universidade Veiga de Almeida (RJ), com experiência em documentário, fotografia, rádio e produção de conteúdo pela Agência ZeroUm, SP.