Diante da realidade, avaliando e criando oportunidades.
Nos últimos anos, especialmente após a pandemia, o setor de serviços direcionados a clientes de saúde e bem-estar tem se mostrado um dos mais promissores no ramo das franquias. A valorização, em si, está intimamente conectada à mudança no comportamento do consumidor final, esse passou a investir com prioridade em cuidados com a saúde física e mental, com foco em uma realidade muito mais equilibrada da vida. A demanda se mostra crescente ainda hoje e diversos segmentos alinhados oferecem uma variedade de atendimentos tais como academias, centros de terapias alternativas, lojas de alimentos orgânicos e serviços de bem-estar. Entretanto, nossa abordagem quer te levar a pensar sobre o que há trás desse movimento, os desafios e as oportunidades, mostrando como empreendedores podem se alinhar aos propósitos, aprender com os movimentos e ter sucesso ao investir.
De certo, a maior revolução percebida está ligada de modo íntimo à influência da pandemia nessa mudança de mentalidade do consumidor. A crise global de saúde trouxe à tona a importância do cuidado de corpo e mente. A necessidade do o isolamento social, as preocupações com a saúde física e o autocuidado assumiram papéis protagonistas na vida de muitos. E, ao mesmo tempo, cunhou novas oportunidades de negócios que são capazes de oferecer soluções voltadas ao bem-estar. E, dentro desse movimento, franquias de academias, experimentaram um crescimento significativo pois identificaram a oportunidade de adaptarem seus serviços para o formato híbrido, combinando treinos virtuais e presenciais. Essa flexibilidade antes nunca imaginada da forma que foi apresentada – permitiu a manutenção das rotinas de exercícios em casa ou no local, oferecendo a conveniência que ainda não era possível ou imaginável. Cases de sucesso são as redes Smart Fit e Bodytech, que agiram rapidamente, fazendo do novo normal uma realidade factível e prazerosa, adaptando-se, e oferecendo pacotes acessíveis associados a plataformas digitais contendo treinos personalizados.
Seguindo a mesma crescente, lojas de alimentos saudáveis/naturais tracionaram bem e souberam escalar dentro do momento pois assimilaram que o consumidor de seus produtos, hoje, está cada vez mais consciente dos impactos que uma alimentação saudável é capaz. E por estar alinhada dentro dessa mentalidade, a franquia do Mundo Verde é uma prova que o mercado pode ser vantajoso por meio da conveniência: encontrar tudo em um único lugar. Apesar de o ticket ser mais alto, o consciente coletivo costuma rumar para o entendimento de que para com a saúde não se pode estabelecer um preço. Assim, contribuir para uma sociedade mais saudável agrega valor à marca ao mesmo tempo em que aumenta sua credibilidade e visibilidade entre os consumidores.
Os ramos associados à saúde mental também inovaram durante esse período. Problemas como ansiedade, depressão e estresse se acentuaram proporcionando um campo vasto a terapias, meditação e mindfulness. Contudo, estar associado a tendências de consumo ou oportunidades à vista não são pontos que garantem resultados. Nos dias de hoje, e sempre cada vez mais, o consumidor está em busca – mesmo que de modo inconsciente – de uma jornada por uma experiência diferenciado e de alta qualidade. Resultados práticos, observáveis e reais são aquilo que muitos procuram e poucos encontram. E, por essa razão, as franquias que se destacaram trouxeram justamente a diferenciação em moldes de personalização. A inovação que souberam apresentar e garantir sua execução trouxe resultado positivo, criando uma conexão forte com seus clientes. Potencializando outros tantos, reverberando ao tratar uma multidão de forma individualizada.
A Inteligência Artificial, por sua vez, não produziu o resultado sozinha. É bom que se diga. A inteligência comum foi aquela capaz de observar, ‘inputar’ dados e saber lidar com aquelas informações que retornaram. Valorizar diversos recortes e entender como o seu público pode querer lidar com seu produto, e vice-versa, foi apenas a espoleta de uma série de acontecimentos que trouxeram àquela etapa o sucesso. Mas nenhum sucesso teria sido possível se os profissionais envolvidos naquelas tarefas ignorassem os resultados obtidos. E para você e sua empresa, com quais informações hoje você ainda não consegue lidar? Nelas podem residir um futuro promissor, aprenda a se fazer as perguntas corretas.
Empresário no Segmento de Franquias com experiência em Gestão de Clientes Corporativos há mais de 25 anos. Multiprofissional formado em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela UVA – Universidade Veiga de Almeida (RJ), com experiência em documentário, fotografia, rádio e produção de conteúdo pela Agência ZeroUm, SP.