Diante da realidade, avaliando e criando oportunidades.

Nos últimos anos, especialmente após a pandemia, o setor de serviços direcionados a clientes de saúde e bem-estar tem se mostrado um dos mais promissores no ramo das franquias. A valorização, em si, está intimamente conectada à mudança no comportamento do consumidor final, esse passou a investir com prioridade em cuidados com a saúde física e mental, com foco em uma realidade muito mais equilibrada da vida. A demanda se mostra crescente ainda hoje e diversos segmentos alinhados oferecem uma variedade de atendimentos tais como academias, centros de terapias alternativas, lojas de alimentos orgânicos e serviços de bem-estar. Entretanto, nossa abordagem quer te levar a pensar sobre o que há trás desse movimento, os desafios e as oportunidades, mostrando como empreendedores podem se alinhar aos propósitos, aprender com os movimentos e ter sucesso ao investir.

De certo, a maior revolução percebida está ligada de modo íntimo à influência da pandemia nessa mudança de mentalidade do consumidor. A crise global de saúde trouxe à tona a importância do cuidado de corpo e mente. A necessidade do o isolamento social, as preocupações com a saúde física e o autocuidado assumiram papéis protagonistas na vida de muitos. E, ao mesmo tempo, cunhou novas oportunidades de negócios que são capazes de oferecer soluções voltadas ao bem-estar. E, dentro desse movimento, franquias de academias, experimentaram um crescimento significativo pois identificaram a oportunidade de adaptarem seus serviços para o formato híbrido, combinando treinos virtuais e presenciais. Essa flexibilidade antes nunca imaginada da forma que foi apresentada – permitiu a manutenção das rotinas de exercícios em casa ou no local, oferecendo a conveniência que ainda não era possível ou imaginável. Cases de sucesso são as redes Smart Fit e Bodytech, que agiram rapidamente, fazendo do novo normal uma realidade factível e prazerosa, adaptando-se, e oferecendo pacotes acessíveis associados a plataformas digitais contendo treinos personalizados.

Seguindo a mesma crescente, lojas de alimentos saudáveis/naturais tracionaram bem e souberam escalar dentro do momento pois assimilaram que o consumidor de seus produtos, hoje, está cada vez mais consciente dos impactos que uma alimentação saudável é capaz. E por estar alinhada dentro dessa mentalidade, a franquia do Mundo Verde é uma prova que o mercado pode ser vantajoso por meio da conveniência: encontrar tudo em um único lugar. Apesar de o ticket ser mais alto, o consciente coletivo costuma rumar para o entendimento de que para com a saúde não se pode estabelecer um preço. Assim, contribuir para uma sociedade mais saudável agrega valor à marca ao mesmo tempo em que aumenta sua credibilidade e visibilidade entre os consumidores.

Os ramos associados à saúde mental também inovaram durante esse período. Problemas como ansiedade, depressão e estresse se acentuaram proporcionando um campo vasto a terapias, meditação e mindfulness. Contudo, estar associado a tendências de consumo ou oportunidades à vista não são pontos que garantem resultados. Nos dias de hoje, e sempre cada vez mais, o consumidor está em busca – mesmo que de modo inconsciente – de uma jornada por uma experiência diferenciado e de alta qualidade. Resultados práticos, observáveis e reais são aquilo que muitos procuram e poucos encontram. E, por essa razão, as franquias que se destacaram trouxeram justamente a diferenciação em moldes de personalização. A inovação que souberam apresentar e garantir sua execução trouxe resultado positivo, criando uma conexão forte com seus clientes. Potencializando outros tantos, reverberando ao tratar uma multidão de forma individualizada.

A Inteligência Artificial, por sua vez, não produziu o resultado sozinha. É bom que se diga. A inteligência comum foi aquela capaz de observar, ‘inputar’ dados e saber lidar com aquelas informações que retornaram. Valorizar diversos recortes e entender como o seu público pode querer lidar com seu produto, e vice-versa, foi apenas a espoleta de uma série de acontecimentos que trouxeram àquela etapa o sucesso. Mas nenhum sucesso teria sido possível se os profissionais envolvidos naquelas tarefas ignorassem os resultados obtidos. E para você e sua empresa, com quais informações hoje você ainda não consegue lidar? Nelas podem residir um futuro promissor, aprenda a se fazer as perguntas corretas.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *