As mudanças no mercado e o impacto no universo das franquias

O comportamento do consumidor está sempre em constante transformação. E essa mudança pode estar, também, diretamente relacionada a novas tecnologias, além de preocupações com temas ligados à ‘sustentabilidade’ e, até mesmo, à busca por experiências personalizadas. No que diz respeito a franquias, a mudança precisa ser entendida antes. Entender o movimento e saber se adaptar a qualquer mudança é essencial para garantir a competitividade e a possibilidade de crescimento do negócio para os franqueados.

A jornada que resulta na compra mudou. É preciso entender e saber lidar com isso. No que diz respeito aos consumidores, muitos adotaram um viés consciente e buscam empresas que adotam práticas sustentáveis e apoiam causas sociais. No setor de franquias, muitas marcas investem em produtos ecológicos e processos sustentáveis para conquistar o público. Na contramão, empresas associadas ao trabalho ‘análogo’ à escravidão perdem espaço e ganham exposição negativa.

O cliente – de forma crescente – mostra expectativas cada vez mais crescentes por experiências únicas. O Marketing de muitas empresas já os tratam por ‘você’. Mas uma grande parte das lojas, lá na ponta do atendimento ainda não sabe lidar com esse cliente. Adotar estratégias para conhecer melhor seu público é ter a oportunidade de aprender antes. É usar a proximidade para gerar conhecimento. E, assim, oferecer produtos que possam estar alinhados às preferências de seu público. Assim, por consequência, impulsionar suas vendas.

Promover experiências é criar valor agregado ao cliente. No mundo das franquias, sobretudo para os franqueados, investir em ambientes com experiências diferenciadas, personalizadas, para seu cliente é um fator capaz de atrair o um público cada vez mais exigente.

Em tempo, não perceber o movimento que ocorre à nossa frente, em nossos tempos, e todos os dias, pode ser a diferença na conquista ou perda do espaço no mercado. Adaptar-se a tendências ultrapassa a questão estratégica de uma empresa. E pode estar intimamente ligada a uma necessidade capaz de garantir relevância e alguma fidelização. Entender a expectativa pode ser uma das necessidades contidas no futuro não só do franchising, mas, sobretudo, da sua empresa.

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