Tem sido muito comum, principalmente no TikTok, o movimento de desinfluência: Influenciadores digitais têm mostrado aos seus seguidores produtos e serviços que não valem a pena investir. 

O caso da semana envolve a base corretiva da linha de maquiagem própria da influenciadora Virgínia Fonseca. A influenciadora Karen Bachini, também muito seguida nas redes sociais, principalmente entre os jovens, testou a base vendida e fez um vídeo que viralizou provando que as promessas anunciadas na publicidade do produto são mentirosas. 

A repercussão do vídeo foi imensa e tem tido desdobramentos até agora. Esse é só um dos milhares de casos que chamamos que desinfluência, e que tem pipocado nas redes sociais. A grande questão disso tudo é: as marcas estão preparadas para lidar com a desinfluência? 

É bem importante que as marcas assumam uma postura estratégica nas redes sociais e se preparem, inclusive, para possíveis crises. Uma tática para solucionar esses casos é investir em Relações Públicas. 

Toda marca precisa estar preparada para uma crise de imagem, mesmo que ela não venha acontecer. E aí não vale apostar nas estratégias já manjadas como a nota oficial com pedido de desculpas, por exemplo. É preciso que as marcas pensem nas possibilidades de crise que podem vivenciar e elaborem um plano de contingência, para isso, precisam se apropriar de estratégias de Relações Públicas. 

Marcas que investem em gestão de crise tendem a ter melhor desempenho em casos negativos e de grande repercussão. Por isso, fique atento! Busque ajuda profissional especializada e prepare sua marca para saber lidar com esse novo momento de desinfluência que tem se alastrado nas redes sociais.
 

Paula Barros

*Paula Barros é doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo — PUC. Mestra em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2010), possui especialização em Marketing e graduação em Comunicação Social — Habilitação em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (2003). Atualmente é Coordenadora do Curso de Relações Públicas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado — FECAP e Professora Integral Assistente dos Cursos de Relações Públicas e Secretariado Executivo Trilíngue. É também responsável pela supervisão da Agência Experimental Benjamin. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação organizacional, relacionamento com a mídia e gestão de crise.

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