Foto: Elaine Lina

Da Redação. Reportagem: Elaine Lina

A organizadora, Daiana Stanguine, encontrou um meio de empreender em um segmento que cria oportunidades para outras mulheres que, como ela, também desejam empreender, mas que não sabiam como expor e divulgar seus produtos

No último sábado (10) a idealizadora do Olhar Feminino, Daiana Stanguine, realizou mais uma edição da Feira de Empreendedoras, dessa vez no Hotel Itapetinga, em Atibaia. Ela conta que o grupo já existe há oito anos. Quando começou, ela trabalhava com semi joias e expunha seus produtos em feiras e salões de cabeleireiras. E que outras mulheres que também tinham o desejo de empreender viam a a sua organização e pediam conselhos, sobre como empreender, como expor, e ela dava dicas. Foi aí que ela percebeu que poderia transformar isso em um negócio – e passou a dar mentorias para essas empreendedoras melhorarem suas performances – e assim o negócio foi crescendo.

Daiana Stanguine

Hoje, Daiana dedica-se exclusivamente a mentorar e incentivar outras mulheres para empreender, e segundo contou, praticamente todos os dias ela realiza um evento como o que aconteceu no sábado, no Itapetinga. O negócio começou em São Paulo – onde até hoje ela realiza eventos desse gênero. Mas há um ano e meio ela se mudou para Atibaia e agora ela pretende levar expositoras de Atibaia e região para exporem em São Paulo e vice-versa. Como é o caso da Érica e seu marido, Leandro, que estão à frente da empresa Do Vinho ao Café, em São Paulo, e que por intermédio da Daiana vieram expor em Atibaia para expandir a clientela. “Nós estamos em São Paulo, mas entregamos nossos produtos e fazemos curadoria de vinhos e cafés no Brasil todo. Conhecemos a Daiana em um outro evento onde estávamos expondo, e lá a Érica e ela conversaram e acertaram tudo para estarmos aqui hoje. E está sendo muito positiva a experiência para nós. Pretendemos participar de outros eventos aqui no futuro.“, relata Leandro.

À esquerda, Leandro e Érica, da Do Vinho ao Café. À direita, Marli Lourenço, da Tia Ma Bolos.

Mas entre as cerca de vinte expositoras no evento, nem todas tinham experiência com exposição de produtos. Algumas começaram a empreender na pandemia e era a primeira vez que participavam de uma feira assim. Esse é o caso de Marli Lourenço, que confecciona e vende bolos com a marca pessoal Tia Ma Bolos. Ela conta que soube do evento por um convite da igreja que frequenta, numa ação chamada “Mulheres Criativas”, e decidiu participar. Disse ter valido a pena e que pretende participar de outras feiras assim. Outra empreendedora que estava expondo pela primeira vez era a Alline Camoes, que trabalha com biscoitos artesanais. “Nós assistimos a uma palestra da Dai e nesse dia ela nos convidou para estar aqui hoje. Já tem um ano que nós fazemos os biscoitos caseiros e nunca havíamos participado de algo assim. Está sendo uma experiência muito legal“, conta.

A Vivian e o Ivo, da ArtMel Gourmet, são outro casal que empreende junto e participou da feira no sábado. Eles são de Atibaia, como conta Vivian, e a primeira vez que participaram de um evento assim foi em uma feira promovida pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Atibaia. Como a primeira experiência foi positiva, eles resolveram repetir a estratégia e estavam bem contentes com a oportunidade. “Pretendemos participar de outras feiras junto com o Olhar Feminino“, declara Vivian.

À esquerda, Alline Camões e seus biscoitos artesanais. À Ivo e Vivian, da Art&Mel.

Perguntamos para Stanguine – ou “Dai“, como gosta de ser chamada -, sobre como é possível participar dos eventos que realiza. Ela explica: “Toda a comunicação é feita pelo instagram do Olhar Feminino. Por lá, as interessadas me procuram e manifestam o interesse por participar de uma feira. Eu costumo organizar os eventos de acordo com o grupo de empreendedoras, identificando o melhor local, data e formato para aquele grupo em especial, de acordo também com os produtos que serão expostos e o público-alvo. Então agendo com as participantes. Como a infraestrutura tem um custo, o valor para viabilizar o evento é rateado entre as participantes em formato de uma taxa de inscrição. Tem funcionado bem dessa forma e o feedback tem sido bem positivo“, completa. A intenção é expandir os eventos e realizar outras edições não só em Atibaia, mas em toda a região, conectando o maior número possível de empreendedoras.

Abaixo, a relação das empreendedoras que participaram dessa edição:

KARISMA – MODA FEMININA@karisma.modafeminina
Renata Lourenço Jóias@re_lourenco03
Lar & Tear by Cris Fantinati@lar.etear
Viviane Ribeiro@simplesvivi_oe
Roberta Silva | dōTERRA@roberta.silva.oe
Li Empadas@liempadas
Confeitaria TOP TOP@confeitariatop
PandolFit@pandolfitmarmitassaudaveis
Cristhina Parra Jóias@crispjoias
Essencial Aromas@essencial_aromas
Calu Modas@calu_modas_
Art&Mel – Pães de Mel Atibaia/SP@artmelgourmet
HAPPY FEET Crochê & Cia@happyfeet_e_cia
Malu Doces@docess.Malu
Sônia Silva@soniafastspa
Alline Camoes@allinecamoes
Do Vinho ao Café @dovinhoaocafeoficial
Tia Ma Bolos
@tia_ma_bolos
Carinho da Tchi Tchi Cestas Personalizadas@carinhodatchitchi
Cris Artes Cartonagem@crisartescartonagem

Para entrar em contato com o Olhar Feminino, acesse o instagram: @dai_stanguine_empreendedora

Compartilhar:

2 Comentários

  1. Olá, boa noite.
    Me chamo Ana Cristina e acabei de ler a reportagem do evento Olhar Feminino realizado no último sábado, e do qual tive o prazer de participar. Contudo não encontrei o meu nome na lista de participantes. Ao final da reportagem. Seria possível fazer uma correção nessa lista adicionando meu contato do Instagram? Meu contato é @crisartescartonagem. Desde já agradeço a atenção.

    1. Oi Cris!! A correção já foi feita e pedimos desculpas pela falha. Parabéns pela iniciativa de empreender! Grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *