No Papo de Sábado de hoje conversamos com a profissional de relações públicas, empresária e atual Secretária Adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Atibaia, Fernanda Bueno
JVN: Fernanda, conte um pouco sobre você, sua família, e da sua história com Atibaia.
Fernanda: Eu nasci em um hospital fora daqui, mas sempre morei em Atibaia. A minha família veio de Petrópolis-RJ para trabalhar em uma empresa de tecelagem, então digo que eu nasci e cresci aqui. Eu cresci brincando na rua, subindo em árvore, como era a infância em um passado recente, em uma cidade como Atibaia, que era ainda mais interior que hoje. Possuo uma família grande, com pais, irmãs, avós tios e primos sempre juntos, nos almoços de domingo. Amei a possibilidade da minha filha crescer em uma cidade tão maravilhosa quanto Atibaia. Fui mãe muito jovem e meu maior orgulho é a filha maravilhosa que tenho. Em 2013, após iniciar um trabalho em Guarulhos, eu pensei que morava em Atibaia porque nasci aqui. Eu não conhecia outra realidade, então decidi mudar para Guarulhos para facilitar a logística. Foi então que me apaixonei ainda mais por essa cidade -eu não morava aqui por comodismo, mas sim porque realmente Atibaia é uma cidade maravilhosa.
JVN: Como foi sua formação antes da faculdade, primeiros empregos, e como foi a escolha por cursar Relações Públicas?
Fernanda: Comecei a trabalhar cedo, aos 11 anos e, aos 14, registrada. Sempre quis ter o meu dinheiro e ajudar em casa. Trabalhei como vendedora em lojas de roupa, artesanato e farmácia de manipulação antes de iniciar a minha faculdade. Possuía muitas dúvidas sobre a profissão que iria escolher, então fiz um teste vocacional que deu como primeira opção Relações Públicas. Não existia esse curso em Atibaia, então fiz um processo seletivo em Campo Limpo, no final de 2003, mas infelizmente o curso não abriu. E qual foi a minha surpresa ao saber que haviam aberto o vestibular para o curso em Atibaia, no meio do ano. Mas no primeiro momento também não abriu turma. Prestei novamente no final de 2004 e, em 2005, finalmente abriu uma turma e quatro anos depois eu me formava na primeira turma de Relações Públicas da Unifaat. Desde o primeiro ano de faculdade decidi fazer estágio para conhecer melhor todas as possibilidades de atuar na minha área. Me formei no final de 2008 e em 2009 abri a minha agência de comunicação.
JVN: E quando foi que você teve realmente certeza de que tinha feito a escolha certa para sua carreira? E o que fez depois para se aprimorar?
Fernanda: Foi durante a faculdade, quando pude atuar na minha área e me apaixonar cada vez mais. Fiz uma pós-graduação em Marketing na USP, porque entendia que precisava buscar uma instituição bem consolidada para aumentar o meu conteúdo e a credibilidade na minha formação. Depois fiz também um MBA, em Gestão de Negócios e Inovação. Mas nunca parei de estudar – eu faço uma média de oito cursos por ano, pois realmente acho que estudar é uma oportunidade que eu amo, nunca vi como obrigação.
JVN: E o seu encontro com o empreendedorismo, como foi? Você mencionou que teve uma agência de Relações Públicas em Atibaia. Como foi essa decisão e o que aconteceu depois?
Fernanda: Sim, de fato eu tive uma agência de comunicação logo que me formei – e permaneci com ela durante quatro anos. Meu sonho era ser uma empreendedora, o que de fato me torcei e sou até hoje. Cheguei a ter também algumas empresas no segmento de construção civil, e hoje pois possuo comércio (duas lojas de colchões e sofás) e uma empresa de cursos de gestão e empreendedorismo.
JVN: Durante toda essa trajetória, você também foi consultora do Sebrae por 10 anos. Como isso aconteceu em sua vida e como foi essa experiência para você?
Fernanda: Foi num momento em que eu buscava ampliar a minha agência. Eu estava atendendo clientes em Atibaia, Bragança Paulista, Guarulhos, Extrema, entre outras cidades da região, em amplo crescimento, e necessitava de mais conhecimento e informação. Então soube de uma vaga no Sebrae enquanto buscava conhecimento. Quando li o edital, era o meu currículo completo. Mas, nesse momento, a síndrome da impostora (que algumas mulheres possuem de achar que nunca estão prontas para dar um novo passo) me pegou bem forte, eu realmente achava que não tinha competência, mesmo tendo 100% dos pré-requisitos para a vaga. Decidi mesmo assim encarar o processo seletivo, que durou cinco meses e tinha cem participantes. E mesmo com apenas uma vaga, eu consegui ser a selecionada.
JVN: Você também iniciou uma carreira docente, como professora universitária na mesma instituição em que se formou. Que lugar essa experiência ocupa na sua vida?
Fernanda: Essa experiência foi maravilhosa. Cheguei a lecionar em duas instituições: a UNIFAAT e a UNG – Universidade de Guarulhos. E como para ensinar é preciso aprender, aquele foi um período em que estudei ainda mais para transmitir o meu conhecimento – mas sempre deixei claro para os alunos que eu iria ensinar sobre o mercado, que era a minha maior experiência. Ter sido professora era um pré-requisito para trabalhar no Sebrae, então foi fundamental essa experiência em minha carreira profissional.
JVN: Você é bastante jovem e já tem toda essa história profissional e, agora, ainda acumula a experiência de ter participação em dois livros – fale sobre isso e conte se tem planos para lançar outras obras.
Fernanda: Foram dois lindos convites que recebi. Um é a coletânea “Quais de Mim Você Procura”, que a cada edição fala sobre um tema. Nesse de que participei o tema é “Mulheres de Fé”. Nesta obra eu pude falar sobre a minha fé, que foi fundamental em cada etapa da minha vida. Tive a honra de participar do lançamento desse livro no Louvre, em Paris, agora em 2023. E também neste mesmo ano recebi o segundo convite – aqui do JVN – para o primeiro volume também de uma coletânea, mas desta vez voltados a empreendedores. Falo do “Sabedoria Empresarial em Pauta – uma seleção da produção dos colunistas desse jornal no qual escrevo quinzenalmente já desde o lançamento, na coluna “Sonha Empreender?”. Eu agora estou finalizando o meu livro solo – dessa vez não será coparticipação. Será sobre um método que criei para os empreendedores, “Roda da Vida Empreendedora” – que estou contando aqui em primeira mão.
JVN: Recentemente você assumiu como Secretária Adjunta de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Atibaia. Como você recebeu esse convite e quais são os principais desafios e oportunidades que você citaria ao ocupar esse cargo?
Fernanda: Decidi recentemente voltar a trabalhar em Atibaia, depois de mais de 10 anos trabalhando fora, e receber esse convite foi uma grande honra, que me possibilita desenvolver o trabalho que eu tanto acredito, com a confiança de que hoje posso contribuir com o desenvolvimento do meu município.
JVN: E como você avalia o potencial empreendedor em Atibaia, e quais setores você acredita que devem se destacar esse ano, considerando o contexto econômico da região e do país?
Fernanda: Atibaia é uma cidade muito plural, com expectativa de crescimento em diversos setores: na indústria, por sua excelente localização e incentivos que a prefeitura oferece. Também no comércio e nos serviços, devido a uma população crescente e ao hábito das cidades vizinhas consumirem o turismo daqui – por suas belezas naturais e arquitetura, além da excelente estrutura, do trade que a cidade possui e do agronegócio. É preciso destacar também a vocação e investimentos frequentes que acontecem por parte da administração pública municipal e da atuação em conjunto das Secretarias – o que fortalece esse cenário favorável ao desenvolvimento.
JVN: Fernanda, com tantas experiências e conquistas já na bagagem, o quão mais longe você almeja chegar profissionalmente? Qual seu maior sonho?
Fernanda: Agradeço o reconhecimento, e digo que quero continuar aprendendo a todo momento. Também desejo desenvolver o meu projeto de compartilhar conhecimento de empreendedorismo, pois acredito que a minha missão seja apoiar os empreendedores para que possuam lucro. E esse é o meu projeto para o futuro.
——————————————————————————————————————–
*Fernanda Bueno é colunista do JVN. Empresária, pós-graduada em Empreendedorismo de Alto Impacto e Inovação Aplicada aos Negócios pela Escola Superior de Empreendedorismo e Gestão de Comunicação e em Marketing pela Universidade de São Paulo – USP. Possui quase 15 anos de experiência como consultora de Marketing. Professora, mãe empreendedora e apaixonada por aprender e ensinar. Foi consultora de Marketing do Sebrae-SP por mais de 10 anos, nos quais realizou consultorias e ministrou palestras e cursos na área de empreendedorismo, estratégias empresariais, marketing digital, divulgação e vendas.