Você já parou para pensar o quão educado você é em publicidade? Estamos localizados em uma região que pouco se fala sobre a importância da publicidade para os negócios das empresas. E, o pouco que se fala, não é o suficiente para educar o empresariado local.

E isso passa por diversas camadas: desde o interesse dos empresários em querer conhecer uma das etapas do marketing, até mesmo os players do mercado de comunicação em querer transmitir alguma educação. São poucas as empresas deste setor que estão preocupadas em educar um público promissor.

Por outro lado, são poucas as empresas que buscam conhecer mais sobre as ferramentas do marketing e o quão promissoras são para os seus negócios. São poucas as empresas locais que possuem um departamento com rotinas de marketing. E eu não me refiro a ficar fazendo post para as redes sociais ou criando um panfleto para promover um produto. Refiro-me mesmo à parte administrativa do marketing amparado nos 4 pilares que Kotler tanto defende: produto (como desenvolver um produto ou serviço que vá de encontro às necessidades do consumidor, trazendo esse para o centro do negócio), preço (qual será a técnica e tática utilizadas para a precificação desse produto), praça (onde o meu produto será distribuído com aceitação e procura) e promoção (promover os benefícios e chamar o consumidor para a ação).

Todo dono de empresa está preocupado com o seu faturamento, em quanto irão aumentar suas vendas e seus números. Porém, para conquistar novos números, é importante entender o mínimo de publicidade. E não quero dizer que precisem se especializar em comunicação, serem graduados nessa área. Apenas que busquem conhecer, ou contratem alguém com conhecimento, para entender como realmente funciona um trabalho de comunicação.

Este é um assunto que precisa ser discutido entre todos do mercado local: associações empresariais, profissionais de comunicação, empresariado e todos que, de alguma maneira, estão envolvidos com a promoção das marcas e das empresas.

Aqui pode ser um pontapé inicial para essa discussão. Este é um espaço aberto para trocarmos ideias, visando sempre a melhora da nossa região.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *