Varejo brasileiro cresceu no acumulado de janeiro a julho de 2024, segundo o IBGE. Com a chegada de festividades, projeta-se a abertura de até 645 mil vagas temporárias até setembro, conforme a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem)

O número de 5,1% registrado pelo varejo no acumulado do ano supera os 3,7% registrados no mesmo período dos últimos 12 meses, refletindo uma recuperação mais forte em 2024. Além disso, o setor contribuiu com 368 mil novos postos de trabalho no último trimestre, de acordo com o IBGE.

Com o aumento da demanda impulsionado por festividades e datas comemorativas, a expectativa é de um crescimento nas contratações temporárias para atender ao público consumidor. De acordo com a Asserttem, o aumento será de aproximadamente 6% em relação ao mesmo período de 2023, o que significa a abertura de cerca de 645 mil vagas, com 15% delas concentradas no comércio.

Apesar das boas perspectivas, Flavia Mardegan, especialista em vendas e planejamento estratégico, alerta que as contratações temporárias exigem cuidado. “Vender não é um dom inato, como muitos pensam. É necessário preparo e treinamento para que um vendedor seja bem-sucedido e conquiste clientes”, afirma. Mardegan, autora do livro “Vendas: Ciência ou Intuição?”, ressalta que mesmo para contratações temporárias, o processo seletivo deve seguir critérios bem definidos.

Ela destaca que, para se destacar no mercado de vendas, o conhecimento vai além da simpatia ou extroversão. “Um bom vendedor precisa compreender o processo de vendas, seu papel nele e como entregar valor ao cliente. Muitas vezes, nas contratações temporárias, encontramos pessoas com essa disposição para aprender e crescer”, diz.

O cenário atual, segundo Mardegan, é desafiador para os vendedores. Dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) apontam que o Brasil conta com aproximadamente 3,5 milhões de vendedores. Além disso, uma pesquisa feita pela Sales Force em 2023 revelou que 69% dos vendedores brasileiros acreditam que o ambiente de vendas está mais competitivo do que nunca.

As exigências são maiores, e os vendedores precisam dominar habilidades que vão desde a construção de processos até a aplicação de técnicas de marketing e compreensão do comportamento do consumidor. O conhecimento do produto e da concorrência é essencial”, conclui Mardegan.

Especialistas como Flavia Mardegan acreditam que com a preparação adequada, as contratações temporárias no varejo podem gerar resultados positivos, tanto para as empresas quanto para os profissionais que desejam crescer na carreira.

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