Se você conhecesse a formula mágica para ter sucesso, faria o que é necessário para conquistar os tão sonhados objetivos? Em um primeiro momento, precisamos identificar o que é ter sucesso para você, e a partir disso, traçar o plano para alcança-lo. A boa notícia é que existem dez comportamentos que podem ser adquiridos que diferenciam as pessoas de sucesso das demais, são as chamadas CCEs, características de comportamento empreendedor.
David McClelland foi um psicólogo americano que deu início aos estudos sobre o comportamento empreendedor em Harvard e os dividiu em 3 conjuntos de: Realização, Planejamento e Poder, na qual contemplam as 10 características do comportamento empreendedor.
O primeiro conjunto, denominado realização inclui os comportamentos:
- Busca de Oportunidades e Iniciativa – Fazer antes de ser solicitado
- Correr Riscos Calculados – Participa de ações que requer tomar decisões arriscadas, mas resolve cada uma com planejamento e informação.
- Exigência de Qualidade e Eficiência – Busca fazer sempre melhor, com agilidade e baixo custo
- Persistência – Não desistir no primeiro obstáculo, mesmo que precise adaptar a forma que executa uma atividade
- Comprometimento – Assume a responsabilidade pela solução dos problemas, mas sabe delegar.
O segundo bloco é chamado de conjunto de planejamento, suas ações são:
- Busca de Informações – Atento ao mercado, colhe informações diversas, seja do comportamento do consumidor, interesse dos fornecedores, dados dos concorrentes, entre outros, para tomar decisões assertivas.
- Estabelecimento de Metas – Define metas e indicadores para as suas ações.
- Planejamento e Monitoramento Sistemáticos – Revisa os planos, altera quando necessário e planeja seus passos, dividindo as tarefas.
E o terceiro conjunto é o de poder, queengloba:
- Persuasão e rede de contatos – Sabe influenciar pessoas e busca manter bons relacionamentos e contatos
- Independência e auto confiança – Possui auto confiança para lidar com adversidade e independência para enfrentar cada um dos obstáculos que encontrar em sua jornada.
Com base nestas características o profissional terá um papel de destaque em sua atuação, seja empreendendo através de seu próprio negócio ou atuando como intraempreendedor, ou seja, vestindo a camisa da empresa em que atua. Em qualquer uma das situações citadas colocando em prática estes comportamentos, o sucesso estará sempre presente em sua jornada.
Agora que você já conhece o passo a passo, conta pra gente qual característica será mais difícil de desenvolver e qual delas você já possui naturalmente?
Até o nosso próximo encontro.
Empresária, pós-graduada em Empreendedorismo de Alto Impacto e Inovação Aplicada aos Negócios pela Escola Superior de Empreendedorismo e Gestão de Comunicação e em Marketing pela Universidade de São Paulo – USP. Possui quase 15 anos de experiência como consultora de Marketing. Professora, mãe empreendedora e apaixonada por aprender e ensinar. Foi consultora de Marketing do Sebrae-SP por mais de 10 anos, nos quais realizou consultorias e ministrou palestras e cursos na área de empreendedorismo, estratégias empresariais, marketing digital, divulgação e vendas.