Um olhar atento ao contexto local pode dizer muito mais do que você pensa.
Ingressar no universo de franquias pode gerar encanto em excesso e uma falsa sensação de segurança, porém a estabilidade que o formato oferece pode esconder desafios. Existem, sim, em empresas organizadas um nível de suporte, de reconhecimento da marca e padronização de operação que se mostram atrativos. Entretanto, antes de assumir um contrato é preciso uma análise minuciosa do contexto local, evitando que o sonho do negócio próprio se transforme em um pesadelo no nível financeiro. É preciso validar as avaliações dos franqueadores para que se possa ter um dado real e específico para a sua realidade, não deixando de considerar o ticket real praticado pelos seus concorrentes locais, considerando o porte de cada um, traduzindo essa análise em um estudo de capacidade de realização da expectativa. Garantir que exista um real potencial de consumo nos moldes planejados é fundamental garantir a viabilidade do investimento.
A construção do preço é um dos itens mais divergentes que existem. Lançar forças apenas no preço máximo dos produtos ou serviços oferecidos, não considerando o volume de vendas necessário para sustentar o negócio é um erro comum. O ticket médio elevado pode parecer vantajoso à primeira vista, mas apenas um estudo de demanda pode explicar se o perfil local de clientes está disposto a investir naquela realidade que a sua empresa pretende apresentar. Desde Docerias a Drogarias, o ticket médio – que representa o valor médio de consumo diário da sua loja – precisa ser capaz de arcar com todos os custos de funcionamento da loja. Não conseguindo, a margem de lucro fica defasada ou se mostra inexistente. Um exemplo disso é a abertura de um restaurante gourmet em uma região onde a renda média é baixa, ou em um local em que a especialidade da casa já foi testada algumas vezes e naufragou. A realidade precisa ser estudada, é preciso que seja entendido a necessidade ou o desejo que você atende e qual a recorrência você é capaz de gerar para que você tenha clientes retornando.
O custo, a infraestrutura necessária, é um fator decisivo pois influencia diretamente no planejamento. Preços de lojas e salas comerciais, salários da equipe e logística variam significativamente de uma localização para a outra. E dentro de uma mesma cidade também. Esses elementos, somados à taxa de royalties e todo aparato exigidos por boa parte das franquias, devem ser calculados rigorosamente para garantir sustentabilidade financeira. Não observar esses fatores pode ser determinante para o sucesso ou não do seu negócio.
Em tempo, ter noção da faixa em que se quer operar é importante, mas o mais importante é saber dizer ao seu público, ou ao público local onde sua empresa vai se instalar, qual a finalidade essencial da sua empresa. Por vezes, é preciso dizer que você não vende pães, nem doces. Você cria memórias de cafés da manhã inesquecíveis. Ter sucesso, para além do valor, é saber dimensionar para qual público e tamanho do mesmo você quer atender. É saber que – por vezes – atender bem 20 mesas é melhor que não dar conta financeiramente de 40. É perceber que o ticket médio operacional inviabiliza um segmento em determinada região, mas nunca o seu sonho de empreender. Você, empresário, pode encontrar soluções diferentes para regiões diferentes e seguir franqueando conforme a necessidade específica que identificar. E a sua empresa, qual finalidade que ela pretende atender?

Empresário no Segmento de Franquias com experiência em Gestão de Clientes Corporativos há mais de 25 anos. Multiprofissional formado em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela UVA – Universidade Veiga de Almeida (RJ), com experiência em documentário, fotografia, rádio e produção de conteúdo pela Agência ZeroUm, SP.
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