Um olhar atento ao contexto local pode dizer muito mais do que você pensa.

Ingressar no universo de franquias pode gerar encanto em excesso e uma falsa sensação de segurança, porém a estabilidade que o formato oferece pode esconder desafios. Existem, sim, em empresas organizadas um nível de suporte, de reconhecimento da marca e padronização de operação que se mostram atrativos. Entretanto, antes de assumir um contrato é preciso uma análise minuciosa do contexto local, evitando que o sonho do negócio próprio se transforme em um pesadelo no nível financeiro. É preciso validar as avaliações dos franqueadores para que se possa ter um dado real e específico para a sua realidade, não deixando de considerar o ticket real praticado pelos seus concorrentes locais, considerando o porte de cada um, traduzindo essa análise em um estudo de capacidade de realização da expectativa. Garantir que exista um real potencial de consumo nos moldes planejados é fundamental garantir a viabilidade do investimento.

A construção do preço é um dos itens mais divergentes que existem. Lançar forças apenas no preço máximo dos produtos ou serviços oferecidos, não considerando o volume de vendas necessário para sustentar o negócio é um erro comum. O ticket médio elevado pode parecer vantajoso à primeira vista, mas apenas um estudo de demanda pode explicar se o perfil local de clientes está disposto a investir naquela realidade que a sua empresa pretende apresentar. Desde Docerias a Drogarias, o ticket médio – que representa o valor médio de consumo diário da sua loja – precisa ser capaz de arcar com todos os custos de funcionamento da loja. Não conseguindo, a margem de lucro fica defasada ou se mostra inexistente. Um exemplo disso é a abertura de um restaurante gourmet em uma região onde a renda média é baixa, ou em um local em que a especialidade da casa já foi testada algumas vezes e naufragou. A realidade precisa ser estudada, é preciso que seja entendido a necessidade ou o desejo que você atende e qual a recorrência você é capaz de gerar para que você tenha clientes retornando.

O custo, a infraestrutura necessária, é um fator decisivo pois influencia diretamente no planejamento. Preços de lojas e salas comerciais, salários da equipe e logística variam significativamente de uma localização para a outra. E dentro de uma mesma cidade também. Esses elementos, somados à taxa de royalties e todo aparato exigidos por boa parte das franquias, devem ser calculados rigorosamente para garantir sustentabilidade financeira. Não observar esses fatores pode ser determinante para o sucesso ou não do seu negócio.

Em tempo, ter noção da faixa em que se quer operar é importante, mas o mais importante é saber dizer ao seu público, ou ao público local onde sua empresa vai se instalar, qual a finalidade essencial da sua empresa. Por vezes, é preciso dizer que você não vende pães, nem doces. Você cria memórias de cafés da manhã inesquecíveis. Ter sucesso, para além do valor, é saber dimensionar para qual público e tamanho do mesmo você quer atender. É saber que – por vezes – atender bem 20 mesas é melhor que não dar conta financeiramente de 40. É perceber que o ticket médio operacional inviabiliza um segmento em determinada região, mas nunca o seu sonho de empreender. Você, empresário, pode encontrar soluções diferentes para regiões diferentes e seguir franqueando conforme a necessidade específica que identificar. E a sua empresa, qual finalidade que ela pretende atender?

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