Nas diversas conversas que tenho com os empresários da nossa região, o principal objetivo de marketing de todos, sem exceção, é aumentar as vendas. Mas, o que poucos sabem responder, é como está a lembrança de suas marcas. E, entenda a marca como sendo os seus produtos ou serviços. Mas, também, pode ser a empresa.
Para ajudar as empresas a venderem mais, é preciso, antes de tudo, saber se a marca é conhecida. Para isso, faça uma pesquisa. Caso ela seja conhecida, entenda como a marca está posicionada na lembrança dos seus clientes. Uma pesquisa, direcionada aos seus clientes, pode ajudar neste momento.
A lembrança de marca ajuda a aumentar as vendas, pois, como eu falei no artigo passado, um relacionamento entre uma marca e seus clientes, é como a conquista de um grande amor. Quanto mais confiança e credibilidade a sua marca transmite, mais as pessoas vão querer levá-la para casa.
A importância da lembrança de marca
As ações de lembrança de marca precisam ocorrer para marcar e proteger o seu território, assim como para se destacar em relação à concorrência, afinal, com a quantidade de anúncios atacando as pessoas a cada minuto, estar presente em suas lembranças é a maneira mais eficaz e barata para aumentar as vendas.
O aumento de vendas está relacionado à lembrança da marca, uma vez que o ciclo de vendas reduz. Isso ocorre porque o cliente confia no produto que a sua empresa está oferecendo.
Além disso, a lembrança de marca ajuda a aumentar as vendas, porque aumenta a quantidade de indicações por parte de seus consumidores frequentes, ou por aqueles que, de alguma maneira, tiveram contato com os seus produtos.
As campanhas publicitárias promocionais, aquelas criadas para ajudar a acelerar as vendas ou escoar o estoque, tornam-se mais eficazes quando o consumidor se lembra da marca. Afinal, quanto mais conhecida for, maiores as chances das vendas ocorrerem com mais frequência.
Vantagens da lembrança de marca
As vantagens que a lembrança de marca traz para o negócio são diversas para o seu negócio. Ajuda a fortalecer a empresa ou o produto, gera diferenciação em relação à concorrência, entre muitas outras. No próximo artigo apresentarei quais são as principais vantagens. Até a próxima semana.
Sou um apaixonado por contar histórias e temperar as marcas das empresas que atendo. Sou graduado em Publicidade e Propaganda pela UNIFAAT, com pós-graduação em Marketing e Comunicação e especialização em Criação Publicitária e Planejamento de Campanha, ambas pela Universidade Anhembi Morumbi. Possuo mais de 15 anos de experiência em comunicação e marketing. Atualmente sou sócio e Diretor de Criação na Mokeka Publicidade e professor universitário de Redação Publicitária no curso de Comunicação Social.