Com quase 150 expositores e cerca de 1400 visitantes nos três dias, a primeira edição da feira tem a aprovação dos empresários participantes, que concordam que uma segunda edição demandará um espaço maior porque a feira deve crescer

Foto: Divulgação. Da esquerda para a direita: Rubens Carvalho (presidente da ACIA); Vagner Borin (presidente do BBP); Jorge Lima (Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP); Emil Ono, Prefeito doe Atibaia; Annibale Tropi Somma (Secretário de Desenvolvimento Econômico de Atibaia).

Reportagem: Elaine Lina. Contribuição especial: AG01

O último dia da Expo Industrial de Atibaia 2023 manteve o ritmo intenso de visitantes dos primeiros dias, que ao longo dos três dias superou as 1400 pessoas circulando pelo Estação Atibaia.

Com uma programação que mesclou palestras, rodadas de negócio, de financiamento e trilha de empregabilidade, o formato agradou a visitantes e expositores, os quais relataram que há muito o mercado regional carecia de uma feira voltada ao setor da indústria – que tem grande relevância para a economia, bem como para a geração de empregos em Atibaia, já que, segundo dados do CAGED, a indústria é o segundo setor que mais emprega no município, ficando atrás apenas do setor de serviços. Tal relevância foi endossada pela presença de diversas autoridades e representantes de entidades representativas da indústria na abertura do evento, no dia 23.

A equipe de Desenvolvimento Econômica de Atibaia esteve em peso no evento desde a abertura. Além do prefeito, Emil Ono, e do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Atibaia, Annibale Tropi Somma – que abriram o evento no dia 23 -, também estiverem presentes o Secretário Adjunto da Sedec, André Devecchi, o Diretor do Departamento de Indústria e Comércio, André Luis Elesbão, e o Chefe de Programas e Incentivos Fiscais, Waldemar Gonçalves.

Alessandro Roncoletta, da Acia (Foto: Elaine Lina)
Sérgio Gromik (Sebrae) e Frederico Ponchon (Sest Senat) (Foto: Elaine ina)

Representantes das principais entidades empresariais também passaram pela feira: Fábio Rocha, Diretor do Senai SP; Frederico Ponchon, Diretor do Sest Senat Atibaia; Sérgio Gromik, Gerente Regional do Sebrae Guarulhos; Rubens Carvalho e Alessandro Roncoletta – respectivamente presidente e membro do Conselho Deliberativo da Acia Atibaia; Leonardo Moraes, Gerente da Cetesb Atibaia; Vagner Borin, presidente do BBP – Brazilian Business Park; Vinícius Ferreira, presidente do Rotary Club Atibaia; Kaique Doratiotto, presidente do Rotary Pedra Grande Atibaia; Orlando Muller, presidente da Almar e Fernando Caetano, vice-presidente do ARC&VB.

Outras autoridades municipais e estaduais também estiveram presentes: Caio Martinelli, Diretor Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de SP; Stefania Rela, Secretária de Governo e Desenvolvimento Econômico de Bragança Paulista, além do próprio Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP, Jorge Lima – que palestrou na abertura da Expo, na 5a feira, dia 23.

Rodada de Negócios Expo

Por: Bruno Velasco – AG01

Fernanda Bueno, durante palestra na 1a Expo Industrial de Atibaia. (Foto: Bruno Velasco)

O terceiro dia, e último, da primeira edição da Expo Industrial de Atibaia iniciou com a palestra “Marketing Digital e Planejamento para Vender Mais” conduzida pela consultora do Sebrae Fernanda Bueno (foto).

O momento antecedeu o ponto alto do dia: uma grande rodada de negócios entre as empresas participantes do evento.

Sibele Nakasone, do EEAtibaia. (Foto: Elaine Lina)

Para a empresária Sibele Nakasone, do EEATIBAIA, a inclusão da rodada de negócios e um ponto de atendimento do Banco Desenvolve SP na Feira foi estrategicamente importante. “A rodada de negócios oferece às empresas locais a oportunidade de estabelecerem contatos diretos com potenciais clientes, fornecedores e parceiros comerciais“.

O acesso a serviços financeiros durante a feira também foi elogiado e trabalha para contribuir com o crescimento sustentável das empresas locais, gerando riquezas e apoiando investimentos necessários.

A concepção da feira trouxe elementos fundamentais para boa parte dos presentes e que iniciavam ou se deparavam com obstáculos ao longo da jornada de suas empresas. A informação estratégica, associada à pílulas de conhecimento com orientações administrativas e de marketing foram os pontos com maior destaque entre os entrevistados.

O Sebrae, parceiro do evento, disponibiliza treinamentos e cursos gratuitos, presenciais e na modalidade à distância, para que empresários e empreendedores possam adquirir maior conhecimento sobre seus negócios, tomando decisões cada vez mais conscientes e estratégicas.

O Diretor do Departamento de Indústria e Comércio de Atibaia, André Luis Elesbão (á direita, de camisa azul clara), acompanhou pessoalmente as rodadas de negócios promovidas pelo Sebrae. (Foto: Elaine Lina)

Avaliação de quem fez e de quem participou da feira

Da Redação. Por: Elaine Lina

A primeira edição da Expo Industrial de Atibaia surpreendeu quem participou. Especialmente com relação à quantidade de indústrias existentes na cidade de Atibaia, que muitos declararam não fazer ideia. A diversidade de produtos fabricados aqui, bem como a complexidade e nível tecnológico das operações industriais foram pontos de destaque nas declarações. Confira a seguir alguns desses depoimentos:

Annibale Soma – Secretário de Desenvolvimento Econômico de Atibaia:

Annibale Soma, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Atibaia (à esquerda) e ao seu lado, à esquerda, André Devecchi, Secretário Adjunto da SEDEC (Foto: Elaine Lina)

JVN: Quais eram as suas expectativas com a feira antes de começar e como você a avalia neste último dia? Suas expectativas foram atingidas? O que você pode dizer dos resultados dessa feira?

Annibale Soma: Olha, o propósito era reunir as indústrias para fazerem negócios, essa era a primeira intenção. A segunda era fazer com que a população conhecesse o que se produz aqui na cidade. E a terceira era termos uma feira de empregabilidade. O eu pude perceber é que  gostaram muito e isso foi uma surpresa grande pra mim, porque eu estava, sabe, você fica apreensivo, você não sabe se a coisa vai rolar, ou se vai rolar do jeito que se planejou. Convidamos o Secretário estadual – era uma grande responsabilidade. Ele veio e foi um sucesso. E foi só a primeira.

JVN: E o que nós podemos esperar da segunda EXPO?

Annibale Soma: Uma dor de cabeça pra mim (risos). Eu ouvi isso: que a segunda-feira não caberá aqui. Olha só, nós tínhamos cerca de duzentas empresas inscritas. Vieram um pouco mais da metade. Se tivessem vindo as duzentas já nem sei se caberia. Agora eu acho que virão muitas mais no ano que vem. Eu acredito que Atibaia tenha por volta de quinhentas indústrias, então vamos planejar muito bem esse crescimento para a próxima edição, começando esse trabalho desde já.

Eduardo Carrara – da Carrara Arte & Restauração:

Eduardo Carrara e sua sócia, Mariana Carraro. (Foto: Elaine Lina)

JVN: Conta um pouco sobre a empresa: vocês estão vindo de São Paulo pra se instalarem em Atibaia? Como é que estão esses planos?

Eduardo: Isso, nós somos uma empresa de 75 anos; agora nosso plano é mudar toda a operação fabril para Atibaia.

JVN: E para quando está prevista essa mudança?

Eduardo: Tem uma parte funcionando, uma parte da planta funciona – acho que já há cinco ou seis funcionários aqui. Tem mais uns trinta ainda para chegar em prazo de um ano.

JVN: E como a Prefeitura tem apoiado essa vinda para a cidade? Há algum tipo de incentivo, de facilidade pra que vocês possam se instalar aqui em Atibaia?

Eduardo: Sim, a Prefeitura está fornecendo, está ajudando, está sendo muito bom vir aqui para Atibaia.

JVN: E sobre participar dessa feira, como é que vocês tomaram a decisão? Como conheceram a feira? E o que você está achando desses três dias de evento?

Eduardo: Primeiro, a divulgação foi, assim, há pouco tempo né? Mas foi muito bem-feita, porque a gente recebeu o convite por e-mail, recebemos também com cartinha embaixo da porta. Foi um carro da prefeitura levar um convite muito bonito, né? Então, foi bem divulgada. Estar na feira aqui foi uma surpresa. Eu não sabia que Atibaia tinham indústrias tão complexas como tem agora; indústrias de ponta – e tantas indústrias, né? Então foi ótimo pra encontrar parceiros, né? Futuros parceiros. E pessoas também nos encontrarem. A feira foi muito boa.

JVN: E vocês tem algumas sugestões de melhorias para as próximas edições? O que você acha que poderia ajudar ainda mais o expositor numa próxima edição?

Eduardo: Eu acho que a única coisa que poderia melhorar talvez seria o espaço de palestras – ser um pouco mais distante aqui do espaço dos expositores, porque o povo não respeita a palestra e fala; e também fica chato pra quem está falando aqui, e nenhum nem outro consegue às vezes conversar. Eu acho que seria só isso, né? Dividir ficaria melhor pra todo mundo, né? Isso, com certeza, com certeza ficaria.

JVN: Pretende estar aqui na próxima edição?

Eduardo: Com certeza.

JVN: E para quando que a gente pode esperar a Carrara aqui em Atibaia?

Eduardo: É, vamos por um prazo aí até o final do ano que vem. Se Deus quiser.

Fernando Caetano, da Caetano

Fernando Caetano, proprietário da Caetano Aluminox (Foto: Elaine Lina)

JVN: Fernando, fala pra gente, valeu a pena estar aqui nessa feira?

Fernando: Valeu muito a pena. A gente estava até conversando com o Annibale – Secretário de Desenvolvimento Econômico, e ele falou que alguns empresários não sabiam da existência uns dos outros. “Ah, nossa, eu não sabia dessa empresa aqui”. Realmente tiveram alguns empresários que conversaram comigo e falaram, “nossa Caetano, você sabia que tinha essa empresa?” Eu falei: “Sim, eu conheço alguns deles desde moleque, né? Trabalhando como funcionário”. E eu conheço, mas tem gente que realmente não conhece. Então, assim, para os empresários foi muito bom; eu fiz muitos contatos bons para conexão de parceria, para vendas, para tudo.

JVN: Alguns expositores comentaram com a gente que a feira foi boa para network, mas não exatamente para negócios aqui. Para você também foi assim?

Fernando: Não, pra mim foi para vendas mesmo. Para as minhas duas empresas que eu trouxe aqui. E assim, vendas muito boas! Aguardo a próxima edição.

JVN: E o que você sugeriria de melhoria para uma próxima edição?

Fernando: Olha, sim, a prefeitura organizou tudo. Mas eu até sugeri para o secretário na próxima cobrar uma taxa dos expositores – porque esse ano foi tudo gratuito – e usar esse dinheiro para dar algum um retorno social para a cidade. Direcionar essa verba para alguma causa social. Acho que foi só isso que faltou. Mas no mais, a feira está estava excelente.

Hércules Vidal Moreira – ServTherm

Hércules Vidal Moreira, technical manager da ServTherm (Foto: Elaine Lina)

JVN: Hércules, fale um pouco sobre a empresa, o que vocês produzem, como é a operação e como está esse mercado? Vocês tão instalados em São Bernardo do Campo, é isso mesmo?

Hércules: Isso. A ServTherm é uma das maiores fabricantes hoje de fornos a indução no mercado nacional e uma parte da América Latina. Estamos em São Bernardo do Campo-SP desde a fundação, há vinte e seis anos, e hoje temos uma filial em Joinville e uma outra no México, e a gente espera crescer ainda mais.

JVN: Você comentou que vocês receberam um investimento recentemente e decidiram comprar um terreno em Atibaia para mudar a empresa para cá. Por que Atibaia?

Hércules: Porque é um ponto estratégico. Boa parte dos nossos clientes hoje estão localizados em Minas Gerais e no interior de São Paulo. E Atibaia está entre a Fernão Dias e a parte da Bandeirantes que pega o interior de São Paulo. E também o incentivo fiscal que conseguimos em Atibaia deixou nossa operação aqui interessante. Nós só não crescemos mais em São Bernardo porque a nossa fábrica está numa área de manancial e ali não tem mais como crescer.

JVN: Como vocês ficaram sabendo da feira e como você avalia a participação da ServTherm até aqui?

Hércules: Soubemos durante o processo de estudos para trazer a empresa para cá, a gente já tinha um certo contato com a prefeitura e eles foram divulgando porque a gente já estava bem mais próximo.

JVN: E está valendo a pena participar? Fez muitas conexões? O que você achou?

Hércules: Ah sim, achei que, por ser a primeira, que ficou muito boa. Ainda mais hoje, um sábado, ter esse movimento todo, é ótimo sinal. Eu não vim nos primeiros dias – estou vindo apenas hoje, justo no sábado, e me surpreendi.

JVN: E você teria alguma sugestão poderia fazer para deixar a feira ainda mais interessante o ano que vem?

Hércules: Ah, eu acho que aumentar um pouco mais o espaço. Inclusive para cada expositor. Por exemplo, nós temos uma maquete que praticamente ocupa um metro quadrado e queríamos trazê-la para essa feira, mas não teria como trazer ela pra cá. Eu acho que isso ajudaria a divulgar mais o nosso trabalho aqui.

Marcelo Cáceres – BBC Tech

Marcelo Cáceres, Gestor comercial na BBC Tech (Foto: Elaine Lina)

JVN: Marcelo, fale sobre a BBC Tech e me explica o que é isso, esse protótipo que você trouxe que aqui para o estande e que está fazendo tanto sucesso com os visitantes.

Marcelo: A BBC é uma empresa que fabrica componentes para alguns parceiros que desenvolvem equipamentos eletrônicos, ou equipamento de análise. Então a gente tem assim uma gama grande de produtos e o que que a gente fez para atrair os clientes foi mostrar o conceito. A gente tem impressora 3D, temos também uma área de desenvolvimento dentro da empresa para a área tecnológica. Então o que que a gente fez? A gente criou um conceito, criamos um braço de robô e o colocamos aqui fazendo a distribuição de brindes e tal – isso para atrair os parceiros e os possíveis clientes e fazê-los se entreterem com a BBC e, ao mesmo tempo, entenderem um pouquinho do que a gente faz. Foi uma forma de mostrar o que que a gente faz com, mostrar o conceito de desenvolvimento da nossa empresa.

JVN: E o que você está achando da feira?

Marcelo: Excelente. Está muito bem organizada e pra nós foi muito importante para conhecer outras empresas da região e também para mostrar o que fazemos.


Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *